O Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), reuniu-se no espaço Google for Education do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns para debater a Educação na cidade.
O Comcipas é um órgão composto por entidades da sociedade civil organizada, responsável por reunir lideranças e instituições em torno do governo, visando debater políticas públicas. O órgão é presidido pelo prefeito José Auricchio Júnior, que foi representado pelo vice-prefeito Carlos Seraphim na reunião. Seraphim destacou a importância dos conselhos municipais na cidade, contribuindo com o desenvolvimento de políticas públicas e a defesa das principais causas sociais.
Minéa Fratelli, titular da Seeduc (Secretaria de Educação), apresentou as principais realizações da pasta, assim como projetos em execução. Segundo a secretária, o ensino regular conta com 16 Escolas Municipais Integradas (EMIs), que oferecem Educação Infantil em período integral; 30 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs); uma creche conveniada; 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), nove delas oferecendo ensino em tempo integral e 11 em meio-período; e uma com Ensino Fundamental e Médio.
A Prefeitura oferece gratuitamente cursos na Escola Municipal de Idiomas e Escola de Informática, além de oficinas no Centro Digital. O trabalho da Seeduc também inclui o aperfeiçoamento contínuo dos professores e funcionários, com a valorização do profissional da área, em atividades coordenadas pelo Cecape. “Desta forma, a Prefeitura alcança seu objetivo de sempre oferecer aos alunos sancaetanenses as melhores e mais modernas práticas educacionais, permitindo, assim, que os estudantes da rede pública continuem tendo acesso a uma educação de qualidade reconhecida em todo o país”, disse Minéa.
O secretário do Comcipas e Diretor da Sede dos Conselhos Municipais, Elísio Peixoto, destacou o trabalho da Seeduc tendo como “objetivo assegurar a qualidade do ensino nas 67 unidades da rede municipal e consolidar o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação”.
Peixoto destacou o trabalho dos educadores para a formação de cidadãos participativos, conscientes de seus direitos e deveres, com olhar crítico em relação à realidade social. “Entre outras atribuições, a Seeduc promove a participação comunitária na gestão do Sistema Municipal de Ensino e incentiva a inovação do processo educativo, por meio da valorização de novas ideias e concepções pedagógicas. São Caetano é referência nacional no ensino público de qualidade, com índices de escolaridade comparáveis a de países de Primeiro Mundo”, finalizou Elísio.