Os representantes do Conselho e do Grêmio Curumim, que foram eleitos de maneira direta pelos estudantes da rede, têm um encontro marcado com o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, no dia 27 de abril, às 14 horas, no auditório da Secretaria de Transportes.
O encontro, que vem sendo realizado periodicamente desde a implementação dos colegiados, é um importante momento de apresentação de demandas por parte dos estudantes e de escuta por parte do governo municipal.
A formação dos Conselhos Curumins foi definida em lei municipal, sancionada em julho pelo prefeito Filippi, e atende às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê que os sistemas de ensino devem definir as normas de gestão democrática do ensino público nas redes de educação básica.
“Os Conselhos Curumins (para estudantes da educação infantil até o 2° ano do ensino fundamental) e Grêmios Curumins (para estudantes do 3º ao 5º ano do fundamental) foram implementados no ano passado e a experiência mostrou que as crianças podem e devem participar do planejamento da Educação da cidade”, afirmou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches.
Leia mais:
Diadema avança em melhorias no Hospital Municipal
Diadema apresenta iniciativas para cultura de paz
EXCLUSIVO – Filippi: “Se tiver saúde e apoio, aceito ser candidato em 2024 e disputar o 5º mandato”
Várias demandas dos conselhos já foram atendidas pela Prefeitura
“Foram muitas demandas importantes apresentadas e atendidas, como reforma em parques, brinquedos, comida diferente no cardápio, mas também foi importante eles entenderem que nem tudo que eles pedem pode ser atendido e o papel que todo esse aprendizado tem na construção e no exercício da cidadania, da participação democrática, do cuidado com a escola”, completou Ana Lucia.
Em 2022, o prefeito Filippi se encontrou duas vezes com os representantes dos colegiados estudantis. Este ano, o processo de eleição dos Conselhos e Grêmios Curumins foi concluído em março e a posse já foi realizada em todas as 61 escolas da rede direta e nas 31 unidades conveniadas.