Um passo importante para a saúde feminina de Diadema foi dado nesta sexta-feira (17), com a assinatura da Ordem de Início para a implantação do novo serviço Saúde Integrada da Mulher (SIM), no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde.
O projeto foi viabilizado graças à articulação e destinação de R$ 1 milhão em emendas parlamentares pela Deputada Estadual Ana Carolina Serra.
O SIM concentrará exames vitais como mamografia, ultrassonografia (obstétrico, morfológico, mama, transvaginal), citologia cervical (Papanicolau) e colposcopia, além do acompanhamento de pré-natal de alto risco.
A Deputada Ana Carolina Serra, acompanhada de seu marido Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André e presidente estadual do PSDB, e da Vereadora Fernanda Durães, participou da solenidade e destacou o investimento como prioritário para a prevenção e o bem-estar das mulheres diademenses.
O prefeito Taka Yamauchi assinou a ordem de início das obras de adequação do 3º andar do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, onde será instalado o Saúde Integrada da Mulher (SIM).
O serviço que reunirá, num só local, atendimento às mulheres com consultas e exames, antes realizados em diferentes unidades da cidade.
O SIM terá capacidade para atender cerca de 10 mil mulheres por mês e realizar 2 mil exames mensais.
Ao lado da Vereadora Fernanda Durães, a Deputada Ana Carolina Serra se emocionou ao falar sobre o significado do novo equipamento.
O serviço contará com um grande diferencial: uma brinquedoteca, para que as mães possam buscar o cuidado com a saúde sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e acolhedor.
“Destinar R$ 1 milhão para este projeto é um investimento na vida e na dignidade da mulher de Diadema. Ver essa luta se concretizando, ao lado da Vereadora Fernanda Durães e do Prefeito Taka, é muito gratificante. O SIM garante excelência no atendimento, e a brinquedoteca garante que o fator ‘não tenho com quem deixar meu filho’ não impeça nenhuma mulher de cuidar de si. É um projeto completo, que enxerga a mulher em sua integralidade”, declarou a Deputada Ana Carolina Serra.
Com a capacidade de 15 mil atendimentos mensais, o SIM se tornará uma referência no cuidado preventivo e especializado na cidade.
A previsão de início dos trabalhos é dia 5 de dezembro, em celebração ao mês de aniversário de Diadema.
“Será um espaço totalmente aprazível, onde a mulher vai ser acolhida com muito carinho”, disse o prefeito.
Taka lembrou que o andar estava ocioso e agora, com o serviço, “cada pedacinho” será aproveitado com consultórios e exames, trazendo de volta “dignidade e respeito para todos da cidade”.
O secretário de Saúde destacou que o SIM é um exemplo da otimização do investimento, pois a saúde tem demandas infinitas, para recursos finitos.
“Então, a ideia é otimizar os serviços em favor da saúde da população. O SIM foi a forma de utilizarmos o recurso concentrando o atendimento e trazendo mais dignidade à mulher”, ressaltou Antonio Carlos Nascimento.
Quando há mais de uma solicitação e de acordo com a disponibilidade de agenda e prioridade, os exames poderão ser agendados no mesmo dia e em horários próximos, facilitando a rotina da mulher.
Serviço
Saúde Integrada da Mulher (SIM)/ Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde
Avenida Antônio Piranga, 700 – 3º andar – Centro.
O funcionamento do local será de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 17h.