No ano em que o COFIP ABC completou 10 anos de fundação, a associação sem fins lucrativos que representa grande parte das indústrias do Polo Petroquímico do ABC anuncia, neste mês de dezembro, a mudança da gerência executiva da instituição, ocupada por Francisco Sérgio Ruiz desde 2015, que agora a destitui para seguir novos rumos, fora do Brasil.
A nova fase do COFIP ABC já tem nome e sobrenome. Laudemir Sarzeda, 65 anos, é engenheiro químico pela UFRJ. Iniciou sua carreira na indústria em 1983, como engenheiro de processo na GETEC.
Posteriormente, partiu para o Polo de Camaçari para atuar como gerente de projeto na Carbonor, empresa que ficou até 1989, para dar lugar a sua longa jornada na Ciba-Geigy, instituição que atuou em diversas funções até se tornar gerente de fábrica.
Na mesma empresa, partiu para a filial na Suíça em 2005, para atuar na implantação do novo sistema ERP (SAP).
Em 2008, de volta ao Brasil, Laudemir assumiu a cadeira de diretor de operações da Borealis, para, após quatro anos, iniciar uma trajetória no Polo Petroquímico do Grande ABC, exercendo o cargo de superintendente e gerente de fábrica da Chevron Oronite, por 11 anos.
Laudemir viu de perto a fundação do COFIP ABC e participou como sócio fundador estando à frente da Chevron Oronite.
Foi membro do conselho administrativo e sponsor da Comissão de Atuação Social – equipe que atua no relacionamento das empresas associadas do COFIP ABC com a comunidade vizinha ao Polo Petroquímico.
Desta forma, a diretoria do COFIP ABC não teve dúvidas quando a indicação do nome surgiu. Com sua vasta experiência na indústria química, Laudemir chega ao cargo para somar ao time do comitê, que já se prepara para os muitos desafios de 2026.
Para a próxima temporada, o comitê de fomento espera ainda mais resultados nos projetos desenvolvidos.
Ao avaliar o ano de 2025, o COFIP acredita ter alcançado seus objetivos em diversas áreas das quais atua como interlocutor: segurança, meio ambiente e relacionamento com a comunidade.
Destacam-se ações como o simulado de emergência, realizado em parceria com a Defesa Civil de Mauá e apoio de diversas outras entidades públicas municipais e privadas, no Jardim Sônia Maria.
Além do projeto Teatro nas Escolas pelo terceiro ano consecutivo, que levou entretenimento e cultura a mais de dez mil crianças e jovens do ensino público; os seis eventos dos Fóruns de Diálogo Social, realizado nos três municípios que fazem divisa com as empresas do Polo, promovendo debate e espaço de escuta ativa com os moradores e a presença do poder público e Cetesb nas reuniões, ampliando ainda mais o canal de transparência com a comunidade.
O COFIP ressalta, ainda, os projetos sociais e de desenvolvimento e qualificação profissional, promovido pelas empresas associadas.
Em 2025, cursos nas áreas de administração, orientação para jovens aprendizes, corte e costura, empreendedorismo e outros foram ofertados gratuitamente e obtiveram grande aceitação por parte do público.
Destaque também para as parcerias com instituições como o Senai e Prefeitura Municipal de Mauá, que dispõem de estrutura e conhecimento didático para execução de projetos como o Costura Criativa, iniciativa da empresa associada Braskem.
Recentemente, já com a presença do novo gerente executivo, o presidente do COFIP ABC, Luis Antonio Pazin, assinou a Carta Conjunta no Fórum de Comitês de Fomento à Indústria Química, lançado pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), constituída para tratar de diversos objetivos, como fortalecer a competitividade na indústria química, promover inovação e sustentabilidade e estabelecer uma agenda colaborativa a longo prazo – o que significa que em 2026, o COFIP estará envolvido neste cenário com os demais comitês do Brasil (Camaçari – BA, Triunfo -RS, Cubatão – SP e Duque de Caxias -RJ).
Na visão do novo gerente executivo, o papel do COFIP ABC tem avançado cada vez mais diante de tantos desafios e conquistas.
“Como uma associação que visa a sinergia entre os poderes público e privado, aliado ao relacionamento com a comunidade do entorno do Polo, o trabalho do COFIP ABC vem galgando, ano a ano, maior abrangência regional, sendo reconhecido pela sua atuação na área de sustentabilidade e segurança”, destaca.
“O trabalho de transição da gerência executiva já está em andamento há três meses, o que possibilitou muitas horas de trabalho ao lado do Francisco Ruiz. A mudança ocorre de forma em que os projetos
permanecem em andamento, ao passo que próximos desafios também são esperados!”, finaliza
Laudemir Sarzeda.







