Mais de 10 mil pessoas circularam pelo 2º Circuito Cultural Professora Denise Fernandes Pereira: Mostra de Trabalhos da Rede Municipal da Educação de Diadema, realizado no último sábado (3). Com estandes montados no Centro Cultural Diadema, na Praça da Moça e na Casa da Música, 103 escolas mostraram os projetos pedagógicos que foram desenvolvidos ao longo do ano. Ao final do evento, um grande show da dupla Palavra Cantada encerrou com chave de ouro a apresentação do calendário pedagógico de 2022.
Diretora do Departamento de Formação da Secretaria de Educação, Aline Fernandes afirmou que a avaliação do evento, que no ano passado foi realizada no Parque do Paço, foi mais que positiva. “A nossa rede mostrou neste sábado a sua potência. Mostrou também a importância do protagonismo dos estudantes nas propostas”, relatou. “Em todas as apresentações que foram feitas, nas oficinas, nas exposições, a gente pôde ver o que aconteceu ao longo do ano nas nossas escolas”, pontuou.
Aline destacou também a importância de todas as formações que foram realizadas com os professores das creches, escolas de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “As formações que nós realizamos, os HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) nas escolas, os cursos que nós demos, as paradas pedagógicas, muitas das propostas que nós realizamos nestes momentos foi possível ver acontecer no Circuito Cultural”, apontou. “Então foi extremamente gratificante ver todo o trabalho que a rede construiu ao longo de 2022 sendo apresentado para a comunidade”, completou.
A mudança de lugar do evento, que em 2021 foi realizado no Parque do Paço, também se mostrou bastante acertada. “Tivemos um aumento no número de pessoas visitando e participando. Em 2021 tinha entre 5.000 e 7.000 pessoas e esse ano tivemos mais de 10.000. Movimentou o comércio do centro da cidade, a gente viu as pessoas circulando, quem passava pela Praça da Moça parou para ver, foi muito bacana”, concluiu.
Para a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, o Circuito Cultural é a celebração de todo o trabalho que é realizado pela pasta e a confirmação de que as discussões teóricas realizadas em reuniões e colocadas em práticas na formação estão chegando ao ator mais importante do processo, que é o estudante. “Foi uma festa linda, todo mundo participando e provando que a prática das nossas formações é o que faz a diferença para o professor que está em sala de aula”, concluiu.