As fortes chuvas que caíram na região neste sábado (19) – no final da tarde e também nesta noite – provocaram vários pontos de alagamentos, quedas de árvores e prejudicaram o deslocamento no ABC.
Segundo a Defesa Civil do Estado, cidades da região registraram em poucas horas a quantidade de chuva prevista para quase todo o mês.
A Rodovia Anchieta, sentido SP, ficou travada e foi liberada no final da noite deste sábado.
Veja o que disse cada prefeitura e a Defesa Civil do Estado de SP:
Santo André
Santo André registrou 95mm de chuva hoje. A Defesa Civil agiu com rapidez e segue de prontidão. “Agradeço ao governador Tarcísio pela ligação e apoio. Em caso de emergência, acione temporariamente o número (11) 99584-5372. Seguimos atentos e trabalhando pela cidade”, destacou Gilvan na rede social.
Defesa Civil do Estado: Santo André registra a chuva de 22 dias em apenas duas horas. Choveu 74% do esperado em Santo André.
São Bernardo
A Prefeitura de São Bernardo segue mobilizada diante das fortes chuvas que atingiram o Grande ABC na tarde deste sábado, dia 19 de abril. Equipes da Defesa Civil, Segurança, Serviços Urbanos e Assistência Social realiza força-tarefa nas ruas e monitorando as vias da cidade para minimizar os impactos do temporal.
Cabe reiterar que as fortes chuvas que caíram hoje no município em uma hora chegou em alguns locais ao volume de 61mm. Cerca de 57% do esperado para todo o mês de abril caiu em apenas duas horas em São Bernardo.
Reforçamos que a atual gestão tem projetado ações a curto, médio e longo prazos para prevenir enchentes e iniciou investimento, junto às demais cidades da região, num plano robusto de micro e macro drenagem, além de acompanhar de perto as obras do Piscinão Jaboticabal, viabilizado pelo governo do Estado, na divisa entre São Bernardo, São Paulo e São Caetano.
Entre as vias mais impactadas pelas chuvas, a Av. 31 de Março e o Corredor ABD tiveram situação normalizada.
Marcelo Lima gravou vídeo em frente ao Paço:
https://www.instagram.com/reel/DIpUZgSJe0N/?igsh=NDQ0ejZwOGVzdnpy
Defesa Civil do Estado: devido às chuvas que atingiram a região durante o dia, houve chamados para alagamentos na região. O bairro mais afetado foi o Galileia, onde algumas residências foram invadidas. Está sendo realizado a limpeza das áreas atingidas e prestando apoio aos munícipes afetados. Até o momento não houve relato de pessoa ferida, desabrigada ou desalojada.
São Caetano
Após a forte chuva que atingiu a região do ABC neste sábado, informamos que as equipes da Prefeitura estão nas ruas para o restabelecimento e ordem da cidade.
As secretarias de Segurança, Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos, Governo e o Saesa estão mobilizadas para prestar toda assistência necessária nas áreas mais atingidas.
Reiteramos que seguimos com obras de combate às enchentes por todo o município para que ocorrências de alagamento sejam definitivamente minimizadas após a conclusão das intervenções, que contam com piscinões (Jaboticabal e Fundação), ampliações de galerias pluviais e alteamento no muro de contenção na Av. do Estado.
Em caso de emergência, o 0800 7000 156 segue à disposição de todos.
Defesa Civil do Estado: Foram registrados pontos de alagamentos transitáveis nas Rua Tietê, Avenida José Salgustiano, Avenida Lions e adjacentes. Nenhuma residência foi atingida. Equipes seguem em campo contabilizando os danos e realizando a limpeza das vias.
Diadema
A Prefeitura de Diadema informa que na tarde de hoje o município recebeu em aproximadamente uma hora cerca de 70mm de chuva.
Diversas áreas do Centro da cidade foram alagadas, tais como Terminal de Diadema, Vila Lídia, avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, Praça dos Miosotis, pista do trólebus em frente ao terminal, 12 de outubro, Ulysses Guimarães, Antônio Piranga (embaixo do Viaduto Imigrantes), Casagrande com Fundbem.
Foi registrada a ocorrência de queda de árvore Rua Pôr-do-Sol – Piraporinha e a equipe da Prefeitura já se encontra no local. Na rua Maria Fidelis também ocorreu queda de árvore.
Ainda chove na cidade, porém com menos intensidade.
Defesa Civil do Estado: Diadema registra a chuva esperada para 24 dias em apenas duas horas. Choveu 80% do esperado para o mês em Diadema.
Mauá
Após temporal, Prefeitura de Mauá intensifica limpeza e segue com o monitoramento
A Defesa Civil de Mauá informou que uma forte tempestade atingiu a cidade na tarde deste sábado (19/04), com média de 45 mm de chuva entre 15h28 e 17h35.
Mais do que o triplo do previsto que era de 14mm. As regiões mais afetadas foram Vila Magini (77,62 mm), Jardim Oratório (73,71 mm) e Jardim Paranavaí (48,82 mm).
Às 18h, todos os pontos de alagamento já haviam sido normalizados, sem registros em áreas de risco.
Equipes da Prefeitura estão atuando na limpeza, e a Defesa Civil segue em monitoramento. Em emergências, os números 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 192 (Samu) e 153 (GCM) estão disponíveis.
Defesa Civil do Estado: devido às chuvas que atingiram a região na tarde de hoje, houve chamados para quedas de árvore em toda região. Houve um deslizamento de terra atrás da EMEI Frajola, localizada na Av. Presidente Castelo Branco, s/n. Houve também um deslizamento de terra atrás de uma residência localizada na Rua Martino Basso, 1206 e uma queda de árvore nos fundos de uma residência na Rua Jesuíno Bastos, 529, todas ocorrências concentradas no bairro Jardim Zaíra. Até o momento não houve relato de pessoa ferida, desalojada ou desabrigada. Equipes da Defesa Civil municipal permanecem em campo prestando apoio aos munícipes afetados.