Ele ainda não confirmou e nos bastidores políticos só fará isso após aval ou mesmo anúncio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas o ex-prefeito de São Bernardo e presidente estadual do PT, Luiz Marinho deverá mesmo ocupar o Ministério do Trabalho no governo do presidente eleito Lula.
A indicação conta com forte movimento das centrais sindicais. Marinho goza de grande prestígio e proximidade junto ao presidente eleito.
O ex-prefeito já foi por duas vezes ministro nos governos anteriores de Lula. Em julho de 2005, assumiu o Ministério do Trabalho, a convite o presidente Lula, de quem é amigo desde o final dos anos 1970.
Naquele ano, comandou uma negociação histórica que definiu a política permanente de correção do salário mínimo acima da inflação.
Em 29 de março de 2007, assumiu o Ministério da Previdência Social, onde implementou uma gestão que acabou com as filas nas portas do INSS, investindo em tecnologia e modernização das agências e também na qualificação profissional dos funcionários do ministério.
Deixou a pasta em junho de 2008 para disputar a prefeitura de São Bernardo do Campo, ocasião em que se elegeu prefeito, sendo reeleito em 2012.
Marinho foi eleito deputado federal nas eleições de outubro. Se confirmada a indicação para o ministério, abrirá a vaga para Orlando Silva (PCdoB).