Nesta sexta-feira (1º), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou a contratação de Arthur Elias, do Corinthians, como novo técnico da seleção brasileira feminina. Ele chega para substituir a sueca Pia Sundhage, que foi demitida na última quarta-feira (30) pela alta cúpula da Confederação.
O treinador, que inicialmente se dividirá entre o Timão e o trabalho com a equipe canarinho, já fez sua primeira convocação, visando as partidas da próxima Data Fifa. Foram chamadas 30 atletas, com destaque para as veteranas Marta e Cristiane.
O calendário de jogos da seleção feminina ainda está indefinido, mas o time deve fazer dois amistosos na pausa do calendário de clubes.
A contratação de Arthur Elias visa tanto os Jogos Olímpicos de Paris-2024 quando a Copa do Mundo de 2027, que tem o Brasil como uma das possíveis sedes.
Também nesta sexta, a CBF também anunciou Rosana Augusto como nova treinadora da seleção brasileira sub-20, substituindo Jonas Urias.
Simone Jatobá, por sua vez, comandará as seleções sub-15 e sub-17.
Convocação da seleção brasileira feminina
GOLEIRAS
- Letícia (Corinthians)
- Luciana (Ferroviária)
- Camila (Santos)
- Kemelli (Corinthains)
ZAGUEIRAS
- Rafaelle (Orlando Pride)
- Tainara (Bayern de Munique)
- Kathellen (Real Madrid)
- Antônia (Levante)
LATERAIS
- Tamires (Corinthians)
- Yasmin (Corinthians)
- Katy (Corinthians)
- Bruninha (Gotham FC)
MEIO-CAMPISTAS
- Ary Borges (Racing Louisville)
- Luana (Corinthians)
- Duda (Corinthians)
- Angelina (OL Reign)
- Ana Vitória (PSG)
- Brena (Santos)
ATACANTES
- Kerolin (North Carolina Courage)
- Debinha (Kansas City)
- Bia Zaneratto (Palmeiras)
- Geyse (Manchester United)
- Nycole (Benfica)
- Gabi Portilho (Corinthians)
- Jheniffer (Corinthians)
- Eudimila (Ferroviária)
- Amanda (Palmeiras)
- Adriana (Orlando Pride)
- Marta (Orlando Pride)
- Cristiane (Santos)
A história de Arthur Elias
Arthur Elias despertou a atenção no cenário nacional ao ser campeão do Brasileirão feminino de 2013 pelo Centro Olímpico, em seu primeiro grande título como comandante.
Depois, ele chegou ao Timão em 2016, época em que o futebol feminino do time paulista era gerido em parceria com o Audax.
Somando as taças por Audax/Corinthians e Corinthians “solo”, Arthur tem uma galeria de troféus de dar inveja.
Ao todo, ele ganhou três Libertadores, quatro Brasileiros, uma Copa do Brasil, três Paulistas, uma Copa Paulista e duas Supercopas do Brasil.
“Chegar à seleção brasileira é um sonho realizado. Tenho 20 anos como treinador profissional, e 90% desse tempo foi dedicado ao futebol das mulheres aqui no Brasil. Nesse tempo todo, entre acertos e erros, derrotas e vitórias, a preocupação sempre foi no meu desenvolvimento pessoal e profissional, junto com a minha comissão técnica, e também o entendimento e o apoio a tudo o que envolve o futebol feminino aqui no Brasil”, disse Elias, em sua primeira entrevista como técnico canarinho.
“Acho que hoje me sinto muito realizado por esse convite. Tenho certeza que vamos conseguir, em pouco tempo, mudar a mentalidade que temos aqui na seleção brasileira e dentro do futebol feminino do Brasil. Isso é uma missão que eu tenho”, seguiu.
“Dentro dessa missão, quero trazer resultados, sim, a curto prazo, já nos Jogos Olímpicos. É assim que eu penso. O Brasil tem que voltar a ser protagonista mundial, e vejo que posso conseguir esse objetivo. E que a gente chegue ao final desse ciclo com o futebol feminino brasileiro muito mais próximo”, concluiu.
(((Com informações do Portal ESPN)))