Dois suspeitos de fraude em transferências via Pix para as doações ao Rio Grande do Sul foram presos pela Polícia Civil em Santo André, nesta quarta-feira (15). O casal teria forjado páginas em referência ao governo do estado nas redes sociais para arrecadar dinheiro que supostamente seria destinado às vítimas afetadas pelas chuvas no sul do país.
A Operação Dilúvio Moral é realizada pelos agentes do Rio Grande do Sul para combater fraudes, golpes e atentados relacionados aos serviços de utilidade pública em períodos de calamidade. Uma das investigações levou ao casal que residia em Santo André. Para a prisão, os agentes contaram com o apoio dos policiais do Grupo de Responsabilidade Tática (GRT) do Demacro, assim que localizaram os suspeitos no Estado de São Paulo.
Conforme as investigações, a fraude começou logo no início das enchentes que atingiram as cidades gaúchas. Os dois suspeitos presos tiveram suas contas bancárias bloqueadas pela Justiça. Os acusados, um homem e uma mulher, foram encaminhados ao 4° Distrito Policial (Santo André) e depois para a cadeia pública de Santo André, onde permanecem à disposição da Justiça.