A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou nesta quinta-feira (10), na Casa da Gestante, um encontro de prematuros celebrando o Novembro Roxo, mês de sensibilização da prematuridade.
A coordenadora da Casa da Gestante, Márcia Ferreira Aranda, organizou uma festa para as crianças, com dinâmica e roda de conversa com as mães. “Hoje é dia para falar de sentimentos, relembrar os momentos de UTI e levar informações para muitas mães de prematuros que precisam de apoio”, destacou.
Célia Regina de Souza deu à luz ao Adam com 26 semanas de gestação. “Eu agradeço até hoje ao nosso município. Fomos sempre muito bem assistidos. Deixei o hospital após sete meses, com centenas de seringas de medicação por mês. Hoje o Adam tem dois anos e meio e recebe atendimento em 13 especialidades, sou eternamente grata”, afirmou.
Idaiana Laurinda de Souza teve diabetes no final da gestação e o parto precisou ser antecipado. “Agatah nasceu de 36 semanas, não precisei ficar no hospital, mas fiz todo o acompanhamento aqui na Casa da Gestante. Até hoje ela faz alguns acompanhamentos. Aqui tenho apoio de uma equipe excelente de profissionais”, afirmou.
O dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade, com o objetivo de dar visibilidade a esse problema, sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e das suas famílias, conscientizar sobre a importância da vivência e do cuidado de qualidade do sistema de saúde e, assim, avançar em políticas que garantam os direitos plenos dos bebês e das famílias.
A Casa da Gestante conta com uma sala ampla de convivência e espaço infantil, consultórios, sala de amamentação, espaço para hospital dia, copa para mães e funcionários, além de salas de espera e para atendimento da equipe multiprofissional.