Entusiasta dos avanços no projeto de implantação da Linha 20 Rosa do Metrô no ABC, a deputada estadual Carla Morando participou nesta quinta (1°) da 3ª audiência pública sobre a obra que foi realizada na Universidade Metodista, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) convocou as audiências públicas para discutir o estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20-Rosa que em seu formato final ligará a região da Lapa, em São Paulo, ao ABC.
A deputada falou da importância das audiências públicas para explicação do projeto, ampliando a transparência e recebendo contribuições da sociedade civil.
Também ressaltou a necessidade de celeridade nos trabalhos para implantação da linha que, segundo ela, será extremamente relevante para o desenvolvimento da região e atendimento da população.
“Seguimos lutando por esta obra que vai reduzir o tempo de deslocamento, descongestionando o trânsito e as linhas existentes e que se encontram saturadas e também vai trazer grande desenvolvimento para as regiões envolvidas”, disse a deputada que solicitou medidas para que a compensação ambiental seja alocada nas áreas de mananciais do ABC. “Pedimos também que a compensação financeira seja aplicada na despoluição da Represa Billings. Nosso pedido é muito importante para proteger a região de manancial e preservar a água que é o nosso bem maior.”
A parlamentar também enalteceu o trabalho do governador Tarcísio de Freitas em favor da implantação da Linha que terá 31,1 km e 24 estações, ligando a Santa Marina (região da Lapa) até o ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André.
Em 2023, Morando esteve em audiências com o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab, e pediu celeridade nas obras e destacou a importância do Metrô para a região.
A parlamentar também fez emenda ao Orçamento 2021 do Estado destinando R$ 5,4 milhões para custear os projetos e estudos da Linha 20 e emenda ao Plano Plurianual – PPA 2019-2023 para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o Grande ABC.
Em 2023, Carla Morando propôs ainda emenda ao Orçamento de 2024 para investimento de R$ 100 milhões nas obras de implantação da Linha.
ETAPAS DO PROJETO
O Metrô já concluiu o Anteprojeto de engenharia e agora está contratando o Projeto Básico.
Os estudos preliminares que demonstram benefícios equivalentes a R$ 3,5 bilhões por ano com o funcionamento da Linha 20-Rosa, em razão da economia de combustíveis e gastos com saúde que serão evitados com poluentes que deixarão de ser emitidos, além da redução do tempo de deslocamento das pessoas, que pode chegar a mais de 60%. Os dados disponibilizados nas audiências constam no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e no Anteprojeto de Engenharia elaborado pelo Metrô.
O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), elaborados pelo Metrô para a construção da Linha 20-Rosa e ampliação oeste da Linha 2-Verde (de Vila Madalena a Cerro Corá), contam com datas referenciais de entregas das diversas etapas necessárias para a implantação dessas linhas.
A consolidação de um cronograma preciso para essas entregas depende da elaboração do Projeto Básico, que a licitação foi lançada pelo Metrô no fim de 2023. O recebimento das propostas está agendado para março desse ano.
Segundo o Metrô, o Projeto Básico é o mais completo para a implantação de uma linha de metrô, fornecendo subsídios para a modelagem financeira de implantação – seja via Governo do Estado ou Parceria Público-Privada – e contratação das obras.
Em paralelo, o Metrô avança na obtenção das licenças ambientais da construção da linha 20-Rosa e a ampliação da linha 2-Verde.