A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, lançou uma campanha permanente para o descarte correto de chapas de Raio-X na cidade. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos ambientais e à saúde pública decorrentes do descarte inadequado desses materiais.
Quando descartados de forma irregular, os filmes radiográficos podem contaminar o solo e causar uma série de problemas aos seres humanos, desde anemia até problemas neurológicos em quem o manuseia.
Para evitar esses riscos, o munícipe poderá realizar o descarte na base da equipe ambiental. Ao realizar o descarte corretamente, é possível obter prata e resíduos plásticos das chapas, que contêm acetato na sua composição e podem ser reutilizados na indústria.
Leia mais:
Escola de Artes de Ribeirão Pires investe em novos instrumentos para os alunos
Ribeirão Pires inicia ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Concerto de João Carlos Martins em Ribeirão Pires doará livros infantis sobre universo da música
“A campanha faz parte dos esforços da prefeitura para se enquadrar na agenda 2030 da ONU, que estabelece metas para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Com essa iniciativa, a cidade se mostra comprometida com a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde pública, garantindo o descarte correto de um material que, muitas vezes, é negligenciado pelos usuários”, explicou a secretária da pasta, Andreza Araújo.
Entrega de chapas de raio-x para reciclagem
De segunda a sexta-feira
Das 8h às 17h
Departamento de Gestão Ambiental (Base da Equipe Ambiental) – Rua João Domingues Oliveira, 320 – Centro