A Câmara Municipal de Santo André aprovou moção de aplausos pela realização da 15ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. O município foi sede do evento regional, que ocorreu entre 9 e 12 de novembro.
A homenagem, proposta pelo vereador Ricardo Alvarez, destacou que o Congresso de História discutiu aspectos referentes a diversidade de identidades existentes, como culturais, étnicas, ideológicas, entre outras, que influenciaram diretamente ou indiretamente na formação, tanto das estruturas sociais quanto das urbanísticas, em especial, as periféricas.
A moção de reconhecimento cita ainda a extensa programação do evento regional, que contou com conferências, palestras, atividades culturais, mostra de filmes rodas de conversas, entre outras atividades
“Eventos com este merecem nossos aplausos e devem ser incentivados pois estimulam a reflexão em torno da memória e do cotidiano regional além de aprofundar nossos conhecimentos sobre as origens e identidades dos habitantes de nossa região”, afirma o texto aprovado pelo Legislativo andreense.
O 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC foi organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com o apoio das sete prefeituras da região.
O evento regional comemorou mais de 30 anos de existência e teve como tema “As múltiplas identidades do Grande ABC”. A primeira edição da iniciativa foi realizada em 1990, também em Santo André. Desde então, uma nova edição é realizada em uma das cidades do Grande ABC, seguindo a ordem alfabética dos municípios.