Santo André continua atraindo olhares de representantes de municípios paulistas para conhecer intervenções e projetos inovadores que foram implantados, contribuindo para otimizar a gestão pública e proporcionar mais qualidade de vida à população. A atração da vez são as bocas de lobo inteligentes, popularmente conhecidas como bueiros, que começaram a ser instaladas na cidade no fim de janeiro.
De lá para cá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, recebeu a visita de comitivas das prefeituras de São Bernardo do Campo e de São Caetano do Sul. Nesta quarta-feira (15), foi a vez de representantes da Câmara Municipal de Mogi Mirim, cidade do interior que fica há mais de 150 quilômetros da capital paulista, conhecer os novos bueiros. O vereador Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos) propôs um Projeto de Lei para implantar o mesmo tipo de equipamento no município. Segundo ele, a visita foi fundamental para aperfeiçoar o conhecimento e agregar mais informações à audiência pública que será realizada com os mogi-mirianos.
Santo André é a primeira cidade do ABC a instalar as bocas de lobo inteligentes. Esses equipamentos têm como diferencial um cesto com sensor, que emite sinal de alerta às equipes que atuam no setor de drenagem quando os dispositivos estão cheios de resíduos, o que pode impedir o escoamento correto da água da chuva.
“Os investimentos em tecnologia e inovação que nós estamos realizando são muito importantes para diminuir riscos de ocorrer enchentes e alagamentos, principalmente durante este período das chuvas de verão. O nosso foco sempre é preservar vidas e trazer bem-estar à nossa gente”, diz o prefeito Paulo Serra, acrescentando que os municípios precisam estar conectados para compartilhar boas ações e pensar em soluções conjuntas.
Com os bueiros inteligentes, Santo André também consegue impedir que resíduos tenham como destino córregos e rios, contribuindo para a despoluição e a preservação do meio ambiente. Outro importante benefício é que os equipamentos otimizam o processo de limpeza e manutenção, uma vez que os profissionais que executam esses serviços conseguem se locomover para locais onde há realmente necessidade de atuação, o que agrega vantagens em relação à eficiência operacional, além de economia de recursos públicos.
A Prefeitura já instalou bocas de lobo inteligentes nos bairros Vila Vitória e Jardim Europa. Ao todo, o município pretende chegar, ainda neste ano, a 561 bueiros do tipo.
Os equipamentos foram desenvolvidos por profissionais da própria administração municipal, em parceria com a empresa Indflow. O investimento é de R$ 1,1 milhão e a verba é oriunda da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), que financia o Sanear Santo André, programa que envolve diversas intervenções de saneamento, mobilidade e infraestrutura.
Por meio do programa, já foram instalados mais 25 estações meteorológicas na cidade. Também estão em fase de implantação mais 115 câmeras de monitoramento no rio Tamanduateí, córregos e áreas vulneráveis, além de 78 fluviômetros – que servem para medir a profundidade de cursos d’água.