A partir deste domingo (21), os passageiros que utilizam o Terminal São Bernardo, no Corredor Metropolitano ABD, passarão a embarcar e desembarcar na Parada Provisória de São Bernardo, instalada ao lado do endereço atual.
A alteração temporária será necessária para viabilizar as obras de demolição e construção do novo Terminal São Bernardo do BRT-ABC.
Com investimento estimado em R$ 44 milhões, as obras têm início na segunda-feira (22) com a demolição do antigo terminal e previsão de conclusão em outubro de 2026.
A empresa diz que o novo espaço “será referência em mobilidade metropolitana, oferecendo estrutura moderna, conforto, acessibilidade total e integração ao sistema de transporte público.”
O Terminal São Bernardo BRT-ABC deve contar com áreas cobertas, iluminação em LED, espaços de convivência, tecnologia embarcada e acessibilidade, além de ambientes planejados para melhorar a circulação e agilizar o embarque e desembarque.
A ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado) será responsável pela fiscalização e o acompanhamento das obras do terminal, referente ao contrato de concessão para a construção e operação do novo sistema de ônibus que ligará o ABC a São Paulo, além do acompanhamento da operação diária da prestação do serviço de transporte coletivo metropolitano.
Operação da Parada Provisória
Durante o período de obras, o embarque e desembarque dos ônibus metropolitanos será mantido normalmente na Parada Provisória, que contará com sistema de cobrança local, preservando os tempos de viagem e a fluidez
na operação.
Para reduzir impactos aos passageiros, serão adotadas medidas como:
* Sinalização especial no entorno da obra e na Parada Provisória;
* Orientadores de apoio para auxiliar os clientes, garantindo agilidade no fluxo de embarque e desembarque;
* Cartazes informativos nos ônibus e terminais;
* Sinalização de orientação no Terminal SBC;
* Divulgação nos canais oficiais do Corredor ABD e do BRT-ABC;
* Apoio presencial de equipes de orientação; e
* Avisos sonoros em todos os terminais.






