O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio das brincadeiras que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades motoras, aprimoram a linguagem, aprendem a resolver problemas e, fundamentalmente, constroem relações sociais. Na Educação Infantil, o brincar é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, sendo reconhecido como uma das formas mais eficazes de aprendizagem.
No livro A Brinquedoteca, Espaço Estruturado para Brincar, do Instituto Nexos, as pedagogas Andréia Menarbini e Marli Vizim, coordenadoras do curso de Pedagogia da Fundação Santo André narram a importância da Brinquedoteca na formação de professores, reforçando a diferença no processo de aprendizado dos pequenos.
O curso de licenciatura em Pedagogia da Fundação Santo André é o mais tradicional do ABC com nota 5 no MEC.
Reconhecida como uma das principais referências de ensino superior da região do ABC, a FSA tem mais de 60 anos e 100.000 alunos formados, sendo a primeira instituição de ensino superior da cidade de Santo André.
A gestão da entidade investe continuamente na qualificação dos alunos, professores e colaboradores, além de melhorar os serviços prestados para a comunidade seja por meio da Clínica Escola de Psicologia, do Núcleo de Práticas Jurídicas, do Núcleo de Apoio Fiscal, Empresa FSA Jr, Escritório Modelo de Arquitetura e Agência Modelo de Publicidade. Transformar a vida das pessoas é uma das principais missões da instituição.
Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros.
A instituição possui ainda uma política de bolsas de estudos para democratizar o acesso ao ensino superior. Mais informações: www.fsa.br