A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas participou esta semana de um encontro com o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira, realizado na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
O evento reuniu representantes de empresas e entidades do setor produtivo para discutir os rumos da política industrial brasileira no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB), programa do governo federal voltado ao fortalecimento e competitividade da indústria nacional.
Durante o encontro, o secretário apresentou as diretrizes da NIB e destacou medidas estruturantes que visam impulsionar a competitividade do setor industrial nos próximos anos.
Na ocasião, o COFIP ABC, representando a cadeia produtiva do Polo Petroquímico do ABC, entregou ao secretário um documento com solicitações institucionais voltadas ao fortalecimento do setor.
“O objetivo do documento é pleitear a solicitação de uma ferramenta governamental que propicie a institucionalização do Polo Petroquímico do Grande ABC, o único do país que ainda não conta com um marco legal específico que reconheça sua importância estratégica para a economia nacional”, destaca Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC.
Consta também no documento a solicitação da continuidade das políticas de defesa comercial, como as medidas antidumping, essenciais para garantir a isonomia competitiva frente a produtos importados com preços predatórios.
“A institucionalização do Polo do Grande ABC é uma medida fundamental para consolidar seu papel como vetor de desenvolvimento regional e nacional. O reconhecimento formal por meio de um projeto de lei ou decreto fortalece a articulação entre setor produtivo e governo e amplia as condições para novos investimentos”, destacou Fabricio Nunes da Silva, Analista de Relações Institucionais da Braskem de São Paulo.
A Braskem reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da indústria química e petroquímica brasileira, contribuindo ativamente com propostas que fomentem a inovação, a competitividade e o crescimento econômico do país.