O Parque São Rafael foi palco de mais um movimento coletivo em prol da sustentabilidade no último sábado (6).
A nova edição do Plastitroque, iniciativa da Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, mobilizou centenas de moradores que levaram de casa diferentes tipos de resíduos plásticos para troca por alimentos, itens de limpeza e higiene, além de vouchers para consumo no comércio local.
No total, foram arrecadadas mais de 2 toneladas de materiais que agora ganham um destino ambientalmente correto e serão encaminhadas para a cooperativa parceira do programa SER+, garantindo renda para famílias de recicladores.
A proposta do Plastitroque vai além da coleta de resíduos. Trata-se de um convite para repensar a forma como cada pessoa consome e descarta, transformando atitudes simples em impacto coletivo.
Plásticos como garrafas PET, potes, baldes, brinquedos, sacolas, embalagens de alimentos, tubos, mangueiras, bandejas e até isopor foram entregues pelos moradores. Todo esse material será reinserido na cadeia da reciclagem, evitando o descarte incorreto e fortalecendo a lógica da economia circular.
Nesta edição, 336 moradores participaram ativamente da ação e receberam 336 kits de alimentação e higiene e limpeza, além de vouchers de descontos em serviços locais.
O formato da troca garante benefícios imediatos para a comunidade e cria um ciclo de conscientização em que cada resíduo separado passa a ser reconhecido como recurso valioso.
“O Plastitroque é um programa que conecta pessoas, meio ambiente e economia. Ao mesmo tempo em que promovemos a reciclagem, também apoiamos as famílias e incentivamos novos hábitos sustentáveis. É uma ação simples, mas que gera impacto real no dia a dia de quem participa”, destaca Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.







