A Braskem acaba de lançar o Plastitroque estendido nas cidades de São Paulo, Mauá e Santo André. A iniciativa que anteriormente era feito em datas específicas no ano, agora acontecerá quinzenalmente até dezembro e terá espaços físicos para troca imediata de resíduos plásticos por kits contendo produtos de alimentação, higiene e limpeza.
O primeiro local a receber essa iniciativa é o Parque São Rafael, zona leste de São Paulo, na Praça do Costinha. Nesta segunda-feira (21), os moradores puderam levar resíduos e trocar pelos kits.
“A Braskem está muito feliz de fazer do Plastitroque um projeto de longo prazo para região do Grande ABC e São Paulo. O programa busca conscientizar comunidades sobre a importância do descarte adequado de materiais plásticos e incentivar a reutilização e a reciclagem por meio de coleta seletiva, formando um ciclo sustentável por meio da economia circular. Além disso, outro importante benefício é que por meio das entregas dos kits em troca dos resíduos, apoiamos a população no acesso a itens de necessidade básica”, reforça Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.
O Plastitroque reforça o consumo consciente e o papel das cooperativas no processo de reciclagem já que os resíduos coletados no município serão destinados para as cooperativas que são parcerias do Ser+, iniciativa que promove inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da reciclagem e que também é desenvolvida pela companhia.
O projeto acontece nos estados onde a Braskem tem atuação como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas. Somente no ano de 2022, em São Paulo e Grande ABC, a iniciativa contou com 4 edições, sendo realizadas respectivamente no Pq. São Rafael (ZL de SP), Mauá, Santo André e Rio Grande da Serra.
Na ocasião, foram arrecadadas mais de 2,1 toneladas de plásticos, convertidos em mais 340 kit de alimentação e higiene. Em Cubatão, na baixada santista, a ação contou com a participação de mais de 300 pessoas, resultando no total de meia tonelada de resíduos plásticos e mais de 100 kits distribuídos aos cidadãos.
Os próximos locais que receberão o projeto no dia 26/8 são: Praça Profª Adélia Aparecida Moreira de Deus, na Rua Jorge da Silva (altura do nº34), Jardim Silvia Maria – Mauá (das 9h às 12h); e na Casa de Cultura Municipal Parque São Rafael, na Rua Quaresma Delgado, 353 – Parque São Rafael – São Paulo (das 14h às 17h).