Em atividade desde a década de 90, o tradicional Projeto SECI Social e Centro Cultural AZO tem o apoio da Braskem e é referência em esporte e cultura para crianças e jovens do ABC.
Atuante na região há mais de duas décadas, o SECI tem compromisso social de inclusão e formação cidadã por meio do esporte e da cultura. Desde 2016, a iniciativa conta com o apoio da petroquímica, permitindo o aumento de crianças beneficiadas na região, que hoje são mais de 400.
O compromisso social da companhia é fundamental para o desenvolvimento do projeto já que o esporte e a cultura contribuem como ferramenta para a formação de cidadãos mais conscientes.
Leia mais:
– Braskem realiza palestra educativa e plantio de mudas
– Braskem promove 2ª edição do edital “Projetos que Transformam”
– Braskem, Senai e Prefeitura de Mauá lançam projeto Costura Criativa
Alunas comentam o impacto positivo em suas vidas
A Sensei Aline Schneider e a aluna de Jiu-Jitsu Sarah Macedo Parente comentam sobre a importância da prática esportiva e como ela impactou positivamente em suas vidas.
Para Aline, a prática de esportes coletivos é, mais do que uma atividade que estimula o desenvolvimento físico, um caminho para a interação social, evolução emocional, desenvolvimento da empatia e a cooperação. ‘
“O esporte amplia a liberdade na educação de crianças e adolescentes, além de ser uma ferramenta para inserir a necessidade do respeito, estabelecer limites e desenvolver disciplina nos jovens’’, comenta a professora.
Sarah Macedo Parente, aluna de Jiu-Jitsu há um ano, conheceu o projeto SECI Social e Centro Cultural AZO através de um amigo do irmão, que faz aulas de futebol no Instituto SECI. ‘’O esporte representa para mim acesso à educação, resiliência e saúde”, declara.
“Senti uma grande evolução e melhora em minha vida quando comecei a prática e agora gostaria de seguir carreira profissional’’, afirma.
Empresa acredita no poder transformador do esporte
Seguindo por esta lógica, a Braskem acredita na transformação que o esporte proporciona na vida das pessoas, no poder de integração social e nos benefícios à saúde.
Para Thais Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, iniciativas esportivas e culturais são uma grande válvula de escape para muitas crianças e jovens nas comunidades e estimulam o desenvolvimento social para a posteridade.
“Por isso, promover projetos como esse, faz parte do compromisso da companhia com a comunidade nas regiões próximas onde está inserida”, diz.