A Black Friday, que se consolidou no calendário brasileiro a partir de 2017, segue ganhando força no ABC.
Um levantamento realizado pelo Centro de Inteligência de Mercado, o CIM, da Strong Business School, faculdade de negócios, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), revela que a data deverá movimentar R$ 466 milhões na região em 2025, uma alta real de 3,3% em relação ao ano anterior.
A pesquisa ouviu consumidores entre os dias 28 de outubro e 19 de novembro, nas sete cidades da região. Mulheres lideram participação, mas pretendem gastar menos.
As mulheres representam mais de 60% da amostra pesquisada e planejam gastar, em média, R$ 760, valor 25% menor do que o previsto pelos homens.
Com relação à renda familiar, 41% dos entrevistados declararam ganhar entre 2 e 5 salários-mínimos, enquanto 24% estão na faixa entre 5 e 10 salários mínimos.
Já 18,5% afirmaram renda superior a 10 salários-mínimos.
Santo André concentra 51% dos respondentes, seguida por São Bernardo, com 16%, pelos esforços da Acisa em compreender a movimentação comercial local e colaborar com ações que melhorem a experiência de compra dos consumidores da cidade.
Segundo Sandro Maskio, coordenador da pesquisa e professor da Strong Business School, essa participação elevada de mulheres e a forte presença de consumidores de média renda ajudam a explicar a composição das compras.
“O perfil do consumidor do ABC é diverso, mas com alto grau de planejamento.
As mulheres, sobretudo, representam uma fatia ativa do varejo local e mostram uma decisão das compras delas e da família, buscando otimizar o gasto e aproveitar melhor as oportunidades da data”, afirma Maskio.
Vestuário lidera intenções de compra
Os itens mais desejados pelos consumidores do ABC para esta Black Friday são:
- Vestuário, calçados e acessórios: 26%
- Perfumes e cosméticos: 15%
- Eletrodomésticos, celulares, computadores e itens do lar: pouco mais de 12%
- Brinquedos: quase 10%
- Maquiagem: 7%
- Celulares: 3%
Para Maskio, a diversidade de itens demonstra a maturidade da data no varejo brasileiro.
“A Black Friday deixou de ser um evento centrado apenas em eletrônicos. Hoje, ela movimenta praticamente todos os segmentos do comércio e também dos serviços. Isso amplia a disputa pela atenção do consumidor”, explica o pesquisador.
Black Friday também deve antecipar compras de Natal
A pesquisa mostra que 65% dos consumidores devem antecipar compras de Natal.
Destes:
- 9% pretendem antecipar todas as compras natalinas
- 30% devem antecipar até 25%
- 20% devem antecipar até 50%
Considerando apenas os consumidores que vão adiantar presentes na Black Friday, essa antecipação representa 60% do gasto total previsto para a data e 9% afirmaram que irão antecipar toda compra de natal.
Quanto aos canais de compra, 39% devem comprar pela internet, 28% em shoppings e 19% no comércio de rua. O cartão de crédito deve ser o principal meio de pagamento de 62%, entre compras à vista e parceladas.
Os consumidores do ABC planejam gastar, em média, R$ 923 na Black Friday, valor muito próximo ao registrado em 2024 que foi de R$ 931.
- Cerca de 15% pretendem gastar entre R$ 750 e R$ 1.000
- Quase 20% devem ultrapassar R$ 1.000
- Aproximadamente 40% gastarão entre R$ 200 e R$ 500
- 13% devem ultrapassar R$ 2.000
Entre aqueles que adiantarão presentes de Natal, o gasto médio será de R$ 563, esse valor é 9% acima do valor registrado em 2024.
A renda também influencia fortemente o perfil de consumo: famílias com renda até 5 salários-mínimos devem gastar até R$ 585; já quem ganha acima disso deve ultrapassar R$ 1.330.
Projeção de movimentação econômica para 2025
A Black Friday do ano passado movimentou cerca R$5,27 bilhões de reais em todo o país e a projeção é de um aumento de 2,4% em 2025.
Com base no tamanho da população, número de famílias e distribuição de renda do ABC, a Strong Business School estima que a Black Friday 2025 movimente R$ 466 milhões na região, 3,3% a mais que no ano passado.
“Esta pesquisa confirma que o consumidor está bastante otimista com a Black Friday, que já se consolidou como uma data importante para o varejo e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de antecipar as compras de Natal. Por isso, reforçamos que o comerciante deve adotar estratégias assertivas para aproveitar ao máximo o potencial de vendas deste período”, destaca Evenson Robles Dotto, presidente da ACISA.







