O torneio foi realizado na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e a final que deu o primeiro lugar e o ouro ao atleta mirim aconteceu no último domingo (23/10), no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis.
Pra chegar ao título de campeão individual geral, por somar o maior número de pontos na categoria, Ryan teve que competir nas argolas, cavalo com e sem alças, barra fixa, solo, salto e paralelas.
Praticante de Ginástica Artística, desde os 6 anos de idade, Ryan iniciou no esporte por intermédio da professora Andréa Schadek, treinadoras das equipes de Ginástica Artística do programa municipal Rendimento Esportivo da Prefeitura de Diadema.
Ele começou treinando na cidade de São Bernardo do Campo e, atualmente, é atleta do Clube Pinheiros, em São Paulo. Frequentando o quinto ano do Ensino Fundamental, na E.M. Deputado Freitas Nobre, o atleta mirim mora e estuda no bairro Vila Nogueira em Diadema.
“Desde que começou na Ginástica Artística meu filho se identificou logo com a modalidade. O sonho dele é treinar muito e participar de uma Olímpiada”, conta a mãe Rosiane de Souza Rafael.
Para a secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, o atleta é motivo de orgulho para a cidade e a medalha conquistada é um estímulo para que ele prossiga no esporte. “É com muita alegria que recebemos essa notícia e desejo ao Ryan que ele vá em frente, acredite no seu sonho, e que se torne um campeão olímpico. A sua trajetória já é exemplo para outras crianças que queiram ou que estejam praticando esportes”, concluiu.