Como médico, todo avanço para cuidar das pessoas nos deixa orgulhoso e satisfeito. Mas quando isso avança para os nossos pets, revela ainda mais sensibilidade. É a preocupação em cuidar de vidas, marca maior do governo no qual tenho orgulho de ser vice-prefeito e de fazer parceria com o meu amigo Auricchio na condução de São Caetano.
Os pets se tornaram membros de nossas famílias e precisam, portanto, ser tratados como entes queridos. Pensando nisso, a Prefeitura de São Caetano deu salto significativo em políticas públicas de proteção e saúde animal. No último fim de semana inaugurou o Hospital Veterinário Universitário, o primeiro de atendimento público na região do ABC, em parceria com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS).
Com boa gestão dos recursos, é possível fazer mais e melhor. Num País onde o financiamento no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) é deficitário e insuficiente para proporcionar atendimento de qualidade para todos os brasileiros, São Caetano dá exemplo de que planejamento e trabalho garantem o bem-estar das pessoas e, agora, de seus bichinhos de estimação.
Outras ações, igualmente importantes, constroem essa nova e avançada política pública: a inserção de veterinários nas Equipes de Saúde da Família (ESF), a criação do RG Animal, a oferta de castração e a pioneiríssima UBASA (Unidade Básica de Saúde Animal), que será entregue em breve, integrando, portanto, um rol de serviços aos pets que não se vê em nenhum lugar do Brasil.
A USCS é certamente o braço capaz de executar com alta eficiência diversos serviços públicos. A nossa universidade tornou-se um dos centros científicos na testagem de vacinas durante a pandemia da covid-19 por sua excelência nos cursos de saúde. E, agora, além de formar médicos para cuidar da gente, formará veterinários para cuidar dos nossos pets, cumprindo, sobretudo, seu papel social e comunitário.
Como já disse, é uma alegria imensa auxiliar o prefeito Auricchio na construção de uma São Caetano mais moderna, inclusiva e, agora, amiga dos animais. Conversar com a população nos dá a certeza de que estamos no caminho de conquistas e de estruturado desenvolvimento econômico e social. Respeitar e cuidar de vidas é o nosso maior compromisso.
Dr. Carlos Seraphim é médico e vice-prefeito de São Caetano do Sul.