Enfrentar os desafios do presente e planejar o futuro de uma cidade é tarefa de bons gestores públicos.
O programa Avança São Caetano, lançado neste mês pelo prefeito Auricchio, integra obras que garantem o futuro sustentável da cidade: respeito ao meio ambiente e responsabilidade com investimento de R$ 713 milhões a médio prazo produzirão evoluções significativas na qualidade de vida do morador.
No exercício do cargo de vice-prefeito, acompanhei e auxiliei Auricchio na elaboração desse amplo plano de desenvolvimento de São Caetano.
Ao seu lado, o aprendizado é constante e nos dá a experiência para cumprir aos seus chamados quando somos acionados a desempenhar missões na gestão da cidade.
Muitos dizem que São Caetano tem sua infraestrutura pronta, que aqui não são necessárias grandes intervenções em obras, ruas 100% asfaltadas e iluminadas; água e coleta de esgoto em todas as casas. Mas a verdade é que temos grandes gargalos inerentes às cidades metropolitanas.
Dentro deste contexto, faltam espaços para o lazer, bem como infraestrutura adequada para combater as enchentes e ter mobilidade urbana adequada.
As obras que serão executadas pela Prefeitura de São Caetano ao longo dos próximos meses mudarão o conceito de viver aqui.
A cidade que já é a melhor do Brasil terá ganho substancial do ponto de vista do acesso a serviços públicos com maios qualidade e a espaços que elevarão o patamar do que é morar em São Caetano – as intervenções foram planejadas com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Dentre as quase 100 obras, quero destacar três. Cartão-postal de São Caetano, a Avenida Kennedy ganhará mais espaço para esporte e lazer – construções antigas e de complicada manutenção darão lugar a amplo parque linear.
Na Fundação, podemos afirmar que as intervenções reduzirão as enchentes que alagam a região na época das chuvas. E, claro, como médico, destaco a construção do Pronto Cardio, o novíssimo e inédito pronto-socorro cardiológico de São Caetano.
A população, que sente orgulho e ama viver aqui, verá, no decorrer do tempo, esse sentimento maximizado com uma São Caetano totalmente modernizada e à frente do nosso tempo.
A eficiência e a beleza das intervenções refletirão a boa aplicação dos recursos públicos para atender aos anseios da exigente e participativa população. Será a verdadeira São Caetano do futuro.
Dr. Carlos Seraphim é médico e vice-prefeito de São Caetano do Sul