Há exatamente um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.
Passados 365 dias desde o evento de inauguração, um dos principais marcos das intervenções reflete na coleta e tratamento de 100% do esgoto que era despejado irregularmente nos quase dois quilômetros de extensão em que o córrego Cassaquera foi canalizado, o que culminou em redução de 80% de poluição do canal. Mau cheiro e proliferação de ratos, baratas e diversos outros insetos já não são mais problemas relatados pelos munícipes.
“Era lixo, terra, lama, sujeira dentro do córrego. Tudo o que você imaginar tinha jogado no canal, inclusive sofá. Agora melhorou bastante, ficou lindo, valorizando a nossa região”, comemora Rosângela Aparecida Furtado Fedoce, moradora do Parque Gerassi. Se antes ela tinha medo de passar na Luiz Ignácio de Anhaia Mello devido a esses problemas e à escuridão da via, agora ela e o esposo aproveitam o novo sistema viário que foi criado, a boa iluminação e a faixa ciclística para fazer caminhada e andar de bicicleta.
As obras do Complexo Viário Cassaquera, realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também envolveram a construção de calçadas largas e com acessibilidade, guias, sarjetas e equipamentos de drenagem, como galerias de águas pluviais e bocas de lobo, com o objetivo de ampliar o escoamento da água e diminuir riscos de ocorrer enchentes e alagamentos.
Foram instalados ainda mais de 100 postes de iluminação de LED, parquinho e um espaço para a prática de exercícios físicos, contribuindo para trazer mais qualidade de vida e bem-estar à população.
Novo sistema viário – A criação da nova Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello envolveu a implantação de mais uma pista, totalizando duas vias com três faixas de rolamento em cada lado do córrego Cassaquera, além de duas travessias para motoristas e pedestres atravessarem o curso d’água.
O novo sistema viário facilita a ligação das avenidas dos Estados, Giovanni Battista Pirelli e Valentim Magalhães, além de melhorar o acesso ao Rodoanel. Com o investimento em mobilidade urbana e a valorização do local, a região passou a ser um atrativo para a instalação de novos comércios.
Por mês, a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, sentido Parque Guaraciaba, recebe mais de 261 mil veículos. No sentido Centro de Santo André, são quase 243 mil veículos.
O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de mais de R$ 45 milhões. As obras integram o programa Sanear Santo André, que possui financiamento de US$ 50 milhões pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.