A cidade de São Caetano do Sul foi liberada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ativar o sinal de internet móvel de quinta geração, o 5G, que permitirá maior velocidade de conexão e quantidade de usuários simultâneos. Depois das capitais, São Caetano está entre as primeiras cidades do País a ser habilitada pela Anatel.
“Essa marca só foi possível graças aos constantes investimentos que fizemos ao longo da gestão em tecnologia e acesso à internet de qualidade para todos”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.
A liberação foi anunciada para 15 cidades brasileiras. Depois das capitais do País (que já têm o 5G funcionando desde julho), essas são as primeiras cidades aptas a receber a tecnologia.
A partir do anúncio da Anatel, a ativação da internet 5G depende agora apenas do interesse das operadoras que arremataram as licenças para uso da faixa no leilão realizado em 2021.
De acordo com o edital da Agência, as operadoras têm até 2027 para ativarem o 5G nas cidades acima de 100 mil habitantes. No entanto, como São Caetano já conquistou a liberação da Anatel, a expectativa é a de que a ativação do sinal ocorra muito antes deste prazo.
As cidades que já estão aptas a ter o sinal 5G ativado pelas operadoras, de acordo com o anúncio desta semana, são: São Caetano do Sul (SP); Diadema (SP); Ananindeua (PA); Jaboatão dos Guararapes (PE); Aparecida de Goiânia (GO); Caxias do Sul (RS); Joinville (SC); Londrina (PR); Olinda (PE); Paulista (PE); São José (SC); São Francisco do Sul (SC); Nilópolis (RJ); São João de Meriti (RJ) e Mesquita (RJ).
CONECTADA
São Caetano se preparou para a nova tecnologia com antecedência. A cidade integra o grupo de cidades escolhido para receber o 5G graças à legislação municipal, que garante a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações. O 5G possibilita o uso de antenas menores, desde que haja uma legislação normatizando a instalação das antenas.
A Lei Municipal nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, regulamenta a instalação de licenciamento de infraestruturas de suporte para equipamentos de estações Rádio Base, possibilitando, desde então, a instalação do 5G no município. A lei foi debatida e discutida por técnicos da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e DTI (Divisão de Tecnologia da Informação) em conjunto com as operadoras e a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).
O processo para tornar São Caetano uma cidade cada vez mais conectada começou em 2017, com a integração dos 152 prédios públicos, por meio de 200 quilômetros de fibra óptica. Essa mesma malha de fibra serviu para que, em 2020, a Administração disponibilizasse à cidade um sistema de monitoramento de vias públicas com mais de 300 pontos monitorados, o que culminou com a criação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Em 2021, São Caetano realizou a implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio (WiFi 6) em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede em salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.
Em julho deste ano, São Caetano conquistou o primeiro lugar em Indicadores Digitais (entre as cidades de médio porte do País) no Ranking Melhores Cidades do Brasil, da Revista IstoÉ.