O processo democrático já é desenvolvido diariamente nas classes das escolas municipais de Mauá, onde as crianças, que em sua maioria têm de dois a cinco anos, escolhem diariamente onde, com quem e o que brincar, por exemplo.
A novidade é a adoção do sistema de plenária, em que um assunto é tema para a decisão coletiva com a vitória a favor da maioria. Até então, nenhuma destas escolhas envolviam o coletivo da escola de forma a atingir cada aluno.
Na Escola Municipal José Tomaz Neto, no Jardim Pilar, por exemplo, as crianças já realizaram duas plenárias decisórias, nas seis salas e para os nove grupos de alunos. O primeiro objeto foi sobre a cor da quadra da escola, em que a maioria de todos os 204 alunos, de idade entre dois e cinco anos, decidiu pela cor vermelha.
Leia mais:
– Evento no Parque da Juventude abre programação do Outubro Rosa 2023 em Mauá
– Mauá recebe 224 projetos para a Lei Paulo Gustavo
– Mauá abre inscrições para 9 cursos profissionalizantes gratuitos
Para isso, foram exibidos para as crianças quatro gabaritos com as cores verde, azul, vermelho e cinza. A segunda decisão ficou por conta do brinquedo que gostariam de receber da escola no Dia das Crianças. Esta escolha ainda causa grande alvoroço entre os aluninhos.
“Elas estão ansiosas, é assim que acontece quando você promete alguma coisa para as crianças”, explica a professora e coordenadora-pedagógica Luci Shinkawa. As prendas já foram providenciadas com todo carinho pela diretora Thaís Fontana e pela Associação de Pais e Mestres (APM).
O processo desta escolha foi feito sala por sala, entre os alunos de quatro e cinco anos, que somam 108 crianças. O resultado foi que 54 votos foram para o tubo de bolinha de sabão, que venceu a opção pela raquete com peteca, o bilboquê de sorvete de plástico e o aquaplay. A entrega será no próximo dia 11 de outubro.