O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu encerramento da semana de imersão em políticas públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Durante cinco dias, alunos da instituição de ensino participaram de atividades de imersão em órgãos da administração pública regional, interagindo com gestores, servidores públicos, integrantes de movimentos sociais e trabalhadores do setor privado.
A semana de imersão é realizada anualmente durante o primeiro quadrimestre. O objetivo é observar e analisar na prática processos de formulação e implementação de políticas públicas, com base em conhecimentos adquiridos em disciplinas do curso.
No encerramento das atividades, aproximadamente 50 estudantes do curso coordenado pelo professor Lúcio Najib Bittencourt apresentaram os resultados de suas análises em sessão pública, com a presença de representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil com os quais interagiram.
O Consórcio ABC, que também tinha sido palco do primeiro dia de semana de imersão, recebeu as apresentações dos trabalhos desenvolvidos por cinco grupos de estudantes. Os temas abordados foram economia solidária, povos Indígenas, gerência de bibliotecas, polo petroquímico e equipamentos públicos de cultura.
O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou o papel da atividade para a formação dos estudantes. “Essa iniciativa da UFABC proporciona uma troca de experiências muito importante. Além de enriquecer a formação dos alunos, a semana de imersão contribui para aperfeiçoarmos as políticas públicas desenvolvidas na nossa região”, afirmou.