Um grupo de alunas do Ensino Fundamental II do Colégio Stocco ganhou, pelo segundo ano consecutivo, a categoria de Responsabilidade Social e Divugação Científica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); o evento aconteceu na semana passada em Goiás.
As alunas se destacaram ao criar e distribuir um kit educativo de robôs seguidores de linha, impactando diretamente mais de 500 estudantes em 16 escolas públicas de todas as regiões do país.
O projeto, idealizado e executado pelo grupo ao longo dos dois últimos anos, tem o objetivo de democratizar o acesso à robótica e promover a inclusão tecnológica entre meninas; estima-se que apenas 30% dos grupos inscritos na OBR sejam formados por mulheres. Projetado para ser de fácil uso, o kit é acompanhado de um material didático online formulado pelo grupo.
A partir de um QR CODE, professores e alunos das escolas contempladas podem acessar o passo a passo da montagem com seus computadores e/ou celulares.
Esta última etapa foi desenvolvida a partir do entendimento de que oficinas presenciais tornavam o processo mais custoso e limitavam o acesso a escolas em outras cidades e estados.
No ano passado, as alunas ganharam a OBR na mesma categoria com esse projeto; a novidade deste ano foi, justamente, a disponibilização do material didático online. Ao todo, 12 kits foram enviados a escolas da rede pública.
Para tornar o projeto realidade, o grupo buscou patrocínios de empresas privadas para garantir a produção e envio dos kits — regra da OBR para a captação de recursos em projetos inscritos.
Cada kit custa em torno de 180 reais. As alunas lideraram todas as etapas do processo, desde a criação do projeto até as estratégias de captação de recursos, com ajuda de seu professor-orientador.
O reconhecimento na OBR é um marco para o grupo e destaca a importância de iniciativas destinadas à inserção de meninas nas áreas de inovação e tecnologia. Segundo matéria da Exame, de setembro do ano passado, apenas 20% dos cargos de tecnologia são ocupados por mulheres.
No ensino superior não é diferente: apesar das mulheres representarem 60% de todo o corpo discente das universidades, elas são apenas 15% dos cursos de Tecnologia da Informação e Computação. Escolher escolas públicas para receber os kits adiciona ainda outra camada ao projeto desenvolvido pelas aulas do Colégio Stocco.
Segundo levantamento feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), das 32 mil escolas monitoradas pelo Ministério da Educação, apenas 3 mil contam com uma velocidade de conexão à internet adequada; além disso, apenas 29% das escolas municipais e estaduais possuem notebooks, tablets ou computadores para os alunos utilizarem.
O acesso à tecnologia, então, se torna um obstáculo na rede pública, mostrando o caráter social do projeto desenvolvido pelo grupo vencedor da OBR.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das maiores competições científicas do país, promovendo o ensino de robótica e ciência entre jovens de diversas idades e diferentes níveis de graduação.
Sobre o Colégio Stocco
Com 70 anos de tradição no município de Santo André, na Grande São Paulo, o Colégio Stocco nasceu do sonho da professora Alzira Stocco de Camargo Neves em 1954.
Hoje alia sua história a um projeto contemporâneo de educação que tem o estudante como centro de seu processo educacional.
O Stocco se apoia sobre quatro bases educacionais que dirigem toda sua atuação: Lifelong Learning; cidadania global; internacionalização e formação cultural e acadêmica.
É uma Cambridge International School, integrando o currículo brasileiro a um diploma internacional a partir do Fundamental 2.
Atendendo ao público desde a Educação Infantil, o Stocco inaugura em 2022 as turmas do Ensino Médio, já dentro do novo currículo estabelecido pelo MEC.
A matriz curricular é enriquecida pelo setor cultural e esportivo, que oferece atividades complementares diversificadas: oficinas culturais e artísticas, fóruns de debate, torneios e eventos de valorização do esporte, da arte e da cultura.