A Assembleia Legislativa de São Paulo criou a Frente Parlamentar de Apoio às Mães Atípicas, que terá como Coordenador o Deputado Atila Jacomussi.
Maternidade Atípica é um termo criado para alertar a sociedade para as necessidades de mulheres que cuidam de filhos com deficiência.
Ouvir as demandas dessas pessoas e trazer soluções é a missão dessa Frente.
Segundo dados o Instituto Baresi, 78% dos pais abandonam as mães de crianças com deficiências antes de os filhos completarem cinco anos.
Portanto, essas mulheres convivem com a sobrecarga de performar dois papéis que são importantes para o desenvolvimento de uma criança, enquanto enfrentam os obstáculos em uma sociedade que ainda não as acolhe devidamente.
A invisibilidade, infelizmente, faz parte da vida de uma família atípica. O Sentimento de solidão dessas mães é um sintoma da falta de amparo que ainda persiste.
“A parentalidade atípica tem como principal característica a sobrecarga dos cuidadores, principalmente das mães. Enquanto deputado, tenho o dever de ouvir as demandas dessas famílias e mulheres . Por isso tenho como proposta uma Frente Parlamentar de Apoio às Mães Atípica. “- destacou Atila.
A Frente Parlamentar tem agora uma longa agenda de trabalhos, ouvindo especialistas, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e principalmente as mães para elaborar políticas públicas e Leis que possam oferecer assistência psicológica, social e econômica e principalmente fazer o debate público sobre essa realidade.
Imposto de Renda: Receita abre consulta a lote da malha fina
A partir desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes