Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Prefeitura de Ribeirão Pires se reuniram, na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com o Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria) para debater a permanência da unidade de ensino do SESI na Estância Turística.
Na ocasião, o presidente da entidade regional e diretor executivo do Sindicato, Aroaldo da Silva, o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, e o prefeito da Estância, Guto Volpi, foram recebidos pelo presidente do Conselho, Vagner Freitas, pelo gerente executivo, Alexandre Antônio, e o superintendente do SESI-SP, Alexandre Ribeiro Meyer Pflug.
Em 2020 o SESI havia declarado oficialmente a desistência de manter o centro educacional em Ribeirão Pires e que em 2023 as atividades da unidade seriam encerradas no município e transferidas para Mauá.
Leia mais:
Termo de Cooperação entre BNDES e Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC deve ser assinado nos próximos dias
Em visita à Agência de Desenvolvimento, diretor do BNDES cobra projetos do Consórcio para liberação de recursos
Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC se posiciona sobre saída de São Caetano da entidade
Prefeitura se comprometeu a buscar um novo espaço
Atualmente, o SESI funciona em Ribeirão em área alugada, o que dificulta a continuidade dos trabalhos. A alternativa apontada na reunião foi o compromisso do Paço Municipal em encontrar um espaço que possa ser reformado e utilizado pela instituição.
“Vamos realizar uma solicitação oficial, afiançar a competência e a intenção do município. Com o espaço, nós fazemos o SESI”, afirmou o presidente do Conselho Nacional, Vagner Freitas, que informou o diálogo sobre o tema com o presidente da FIESP, Josué Gomes.
Junto à solicitação da permanência da unidade de ensino na cidade, o Sindicato entregou um documento que ressalta a importância de a instituição seguir presente na cidade, tanto para os trabalhadores e seus familiares, quanto para o desenvolvimento do município.
“A prefeitura se comprometeu em encontrar uma área e o SESI reafirmou seu empenho em fazer investimentos em Ribeirão Pires. Isso é fundamental para os trabalhadores e seus familiares terem educação de qualidade. Vamos continuar ajudando para que este compromisso seja cumprido”, disse o dirigente do Sindicato, Marquinhos.
Pauta também envolveu parceria com outras cidades do ABC
A assinatura do convênio entre as cidades do Grande ABC e o Sesi-SP também esteve na pauta. O presidente da Agência convidou o presidente do Conselho para participar da formalização da iniciativa, que está sendo construída entre Agência, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a instituição.
“Desenhamos, com todos os programas do SESI, uma minuta e começamos a conversar com os prefeitos. O objetivo é fechar um acordo guarda-chuva com as entidades regionais, para que haja essa aproximação e a facilitação da implantação dos serviços para a população”, afirmou o presidente da Agência, Aroaldo da Silva.
Na pauta também esteve o debate sobre a possibilidade de uma parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) na cidade. O prefeito Guto Volpi afirma que o plano de expansão da instituição pode encontrar a cidade como parceira.
“Nós vemos o plano de expansão do Sesc com bons olhos, e, junto a isso, temos um espaço na Estância que pode servir para uma parceria, levando serviços para os munícipes não só de Ribeirão Pires, mas também Mauá e Poá, dado a proximidade desse prédio às cidades”, comentou o prefeito Guto Volpi sobre um espaço de Cultura e Lazer na Quarta Divisão.