O segundo semestre será de grandes entregas de ações da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. A entidade regional, entre diversas iniciativas, prepara a realização de uma pesquisa norteadora de políticas públicas para a juventude, um acordo regional com o SESI (Serviço Social da Indústria), uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Pacto pela Indústria.
Apresentada ao Governo Federal, a pesquisa “Juventude e Trabalho” recebeu o apoio do secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso. Em abril, o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, levou o tema para Brasília.
Já no início de maio, Sorriso se reuniu, na sede da entidade regional, com gestores públicos, universidades, entidades de classe e sociedade civil para debater sobre a pesquisa, bem como sobre as dúvidas e as expectativas dos atores acerca do tema e do público-alvo. A iniciativa também foi levada aos Grupos de Trabalho do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para análise, contribuições e posterior implantação.
Leia mais:
– Agência, Sindicato e Prefeitura buscam permanência do SESI em Ribeirão Pires
– Termo de Cooperação entre BNDES e Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC deve ser assinado nos próximos dias
– Em visita à Agência de Desenvolvimento, diretor do BNDES cobra projetos do Consórcio para liberação de recursos
Também em Brasília, em abril, o presidente da entidade foi tratar com o Conselho Nacional do SESI sobre a possibilidade de um convênio entre o SESI e o Grande ABC, buscando a implantação de parcerias em programas voltados à educação, esporte, qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho. Como desdobramento, a iniciativa foi apresentada também aos prefeitos, que em breve irão assinar o acordo regional.
Ainda no segundo semestre, a Agência recebeu uma comitiva do BNDES para debater o futuro da Indústria na região e definir os temas que estarão presentes no Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco e a entidade regional. No mês seguinte, em junho, o Diretor do Banco, Nelson Barbosa participou da assembleia de prefeitos para apresentar as linhas de financiamento, fortalecendo o Acordo que será assinado.
Por fim, o Pacto da Indústria segue sendo pauta das reuniões e ações da entidade regional. Neste momento, o debate está sendo feito junto com as Prefeituras, visando o nivelamento das leis de incentivo que possam atrair e manter os investimentos na indústria.