A região do ABC recebeu um lote de vacinas contra a dengue e inicia a aplicação de doses em jovens entre 10 e 14 anos a partir desta quinta-feira (13).
Segundo o Ministério da Saúde, para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante com intervalo mínimo de três meses entre uma aplicação e outra.
“A vacina será um grande aliado para combatermos e, quem sabe, erradicarmos essa doença, que tanto assolou nossa população e sobrecarregou o sistema de saúde da região desde o início do ano”, afirmou o integrante do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC e secretário da Saúde de Rio Grande da Serra, Luís Fernando Pinotti, que é o representante do ABC no Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Para a vacinação, a criança ou o adolescente deverá estar acompanhada de um responsável, com apresentação de CPF, RG e carteirinha de vacinação.
“A importância da vacinação é fundamental porque as arboviroses urbanas continuam circulando. Nosso papel, como gestores de saúde e agentes públicos, é de orientar as pessoas para que possam se proteger”, reforçou Pinotti.
“Estamos trabalhando juntos desde o início do aumento de casos para proteger a população da nossa região. Agora, os serviços de saúde dispõem de doses de vacina para imunizar a população no maior número de pessoas possível. Por isso, pedimos que, quem estiver dentro do público-alvo, procure a unidade mais próxima da sua residência e vacine-se”, orientou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.