Veja as informações divulgadas por cada cidade da região.
São Caetano
A Prefeitura de São Caetano do Sul abriu nesta terça-feira (25/4) agendamento com reforço bivalente para moradores com 18 anos ou mais.
Os horários de agendamento já estão disponíveis para hoje (25) em todas as Unidades Básicas de Saúde.
O município continua vacinando moradores imunossuprimidos ou com comorbidade, com 12 anos ou mais. Trata-se de um reforço com a cepa original do SARS-CoV-2 (coronavírus) combinada com a variante Ômicron e duas subvariantes, BA.1 e BA.2.
A bivalente prevê a aplicação de apenas uma dose, que somente poderá ser aplicada em quem já realizou o esquema primário (duas doses) de qualquer imunizante monovalente: Pfizer, Coronavac, Janssen ou Astrazeneca. É preciso ter intervalo de quatro meses entre a monovalente e a bivalente.
É necessário fazer agendamento pelo site https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. Para ser vacinado, o morador deve apresentar protocolo de agendamento, documento com foto, carteirinha de vacinação e comprovante de residência.
Mauá
A Prefeitura de Mauá começou, nesta terça-feira (25/04), a aplicação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid para todos acima de 18 anos.
A ampliação do público foi possível após a liberação do Ministério da Saúde. Podem receber o imunizante, todos aqueles que receberam pelo menos duas doses há, no mínimo, quatro meses.
As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade estão imunizando este grupo das 9h às 16h. As unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 funcionam das 9h às 20h.
É preciso levar documento com foto (RG ou CNH), CPF e o cartão de vacinação.
Nesta quarta-feira (26/04), profissionais da secretaria municipal de Saúde estarão na saída da Estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Rua Rio Branco, das 16h às 20h para aplicação da vacina.
Diadema
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema informa que, desde as 13h desta terça-feira (25/04), todos os munícipes com 18 anos ou mais já podem tomar o reforço contra a Covid-19 com a vacina bivalente.
Para ser vacinado é necessário ter completo o esquema primário (ou seja, recebido ao menos a 1ª e 2ª dose de qualquer vacina monovalente) e ter cumprido um intervalo mínimo de quatro meses ou mais após a última dose recebida.
A medida segue nota técnica do Ministério da Saúde e orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Com o nosso estoque de doses atual e o novo lote que o município vai receber nesta quarta-feira (26), Diadema tem condições de dar início à ampliação da vacinação com a Pfizer bivalente para o público acima de 18 anos”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.
Além deste novo público prioritário (Diadema conta com 111 mil pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos), a SMS reforça que o imunizante já está disponível para crianças e adolescentes acima dos 12 anos com comorbidades; idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir dos 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Até o momento, Diadema já vacinou mais de 30.500 pessoas do público-alvo.No momento de vacinação devem ser apresentados pelo munícipe o documento pessoal com foto (CNH ou RG), CPF e cartão de vacinação com as doses anteriores.
Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica. Os profissionais de saúde residentes deverão apresentar ainda documento de classe e os profissionais que trabalham no município e residem em outro município deverão apresentar documento de classe e comprovante empregatício que comprove o vínculo.
As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda. Confira o endereço das UBS em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.
*Dia D: A coordenadora da Atenção Básica de Diadema, Maria Luiza Malatesta, destacou que no próximo dia 6 de maio, sábado, as 20 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para mais um Dia D de vacinação a fim de ampliar o acesso dos munícipes que querem deixar a carteira de vacinação em dia e encontram dificuldade ao longo da semana. Neste dia, as UBSs estarão abertas das 8h30 às 16h.
São Bernardo
A Prefeitura de São Bernardo amplia, a partir desta quarta-feira (26), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas com 18 anos ou mais.
A medida vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, como esquema primário ou como dose de reforço, há pelo menos quatro meses desde a última dose.
O novo imunizante, elaborado para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes, é ofertado em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a oferta para novos grupos tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no município.
“Queremos manter nossa população livre desta doença e de manifestações mais graves, por isso é tão importante que as pessoas procurem uma UBS para se imunizar”, reforçou.
DOSES DE REFORÇO – A vacina bivalente também pode ser aplicada em quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, conforme explica o secretário adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone.
“De 5 a 17 anos, as doses de reforço aplicadas são das vacinas monovalentes, também disponíveis nas nossas UBSs”, completou.
Para receber a vacina contra a Covid-19 basta procurar uma das UBSs. Os endereços estão disponíveis no site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, sendo que 19 delas atuam com horário estendido, das 7h às 22h. São elas: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão.
Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.
VACINA CONTRA A INFLUENZA – Desde o último dia 10, as UBSs também oferecem a vacina contra a Influenza para todos os grupos prioritários, que compreendem idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. As doses estão sendo administradas por livre demanda e podem ser aplicadas no mesmo dia da imunização contra a Covid-19.
Santo André
Pessoas com mais de 18 anos já podem receber a vacina bivalente contra Covid-19 em Santo André.
Com gestão e planejamento, a Secretaria de Saúde da cidade ampliou a imunização, que estará disponível a partir desta quarta-feira (26), nas 34 unidades de saúde, das 8h às 16h.
Para se vacinar, não é necessário fazer agendamento. “Com a ampliação do público poderemos levar esse reforço na proteção contra a Covid-19 para toda a população adulta da cidade, reduzindo o risco de casos graves e preservando vidas”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Para receber a dose da vacina bivalente é necessário ter recebido, ao menos, duas doses da vacina convencional, além de respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra Covid-19.
O imunizante é importante porque garante proteção contra as subvariantes da ômicron, que apareceram no Brasil em 2022 e são as que mais têm infectado a população em razão do seu alto nível de transmissibilidade.
Em todos os casos é obrigatório apresentar documento com foto e número do CPF. Além disso, é recomendado levar cartão comprovando as doses anteriores.
“Iniciamos mais uma etapa importante da luta contra a Covid que é a vacinação da população adulta com a dose bivalente. Assim que recebemos a liberação por parte da Secretaria Estadual da Saúde, a nossa equipe se mobilizou para garantir os imunizantes nas 34 unidades de saúde e também nos dois pontos de drive-thru. Muito importante que a população esteja protegida para continuarmos vencendo a luta contra o coronavírus”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Em todos os sábados e no domingos, a vacina também estará disponível em formato drive-thru na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá), das 8h às 18h, com possibilidade de vacinação para pedestres.
As 34 unidades de saúde da cidade também contam com imunizantes para todas as doses do público adulto.
Serviço
Unidades de saúde de Santo André:
US Centro – Rua Campos Sales, nº 575 – Centro
Policlínica Campestre – Rua das Figueiras, nº 2716 – Bairro Jardim
US / USF Vila Guiomar – Rua das Silveiras, nº 73 – Vila Guiomar
Policlínica Vila Palmares – Praça Áurea, 234 – Vila Palmares
USF Valparaíso – Rua Andradina, 471 – Valparaíso
US / USF Bairro Paraíso – Rua Juquiá, nº 256 – Bairro Paraíso
Policlínica Bom Pastor – Rua José D’Angelo, nº 35 – Jardim Bom Pastor
US / USF Jardim Alvorada – Rua Almenor Jardim Silveira, s/nº – Jardim Alvorada
US Vila Helena – Avenida Andrade Neves, 1.082 – Vila Helena
USF Vila Linda – Rua Embaré, 97 (esquina com a Rua Ingá) – Vila Linda
US Vila Lucinda – Rua Caconde, s/nº – Vila Lucinda
US / USF Utinga – Alameda México, s/nº – Vila Metalúrgica
US Parque Novo Oratório – Rua Tunisia (esquina c/ Rua Madagascar)
US / USF Centro de Saúde Escola – Rua Irlanda, nº 700 – Parque Capuava
US Parque João Ramalho – Rua Maragogipe, s/nº – Parque João Ramalho
USF Jardim Ana Maria/Jardim Itapoan – Rua Otávio Mangabeira, nº 331 – Jardim Ana Maria
USF Jardim Sorocaba – Avenida Sorocaba, 935/945 – Jardim Sorocaba
USF Jardim Santo Alberto – Rua Almada, 745 – Jardim Santo Alberto
USF Jardim Carla – Rua José de Alencar, s/nº – Jardim Carla
US / USF Centreville – Rua Bezerra de Menezes, 340 – Centreville
Policlínica Vila Humaitá – Rua Fernando de Mascarenha, 191 – Vila Humaitá
US Cidade São Jorge/Espírito Santo – Avenida São Paulo, 800 – Cidade São Jorge
US / USF Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita
US / USF Jardim Irene I – Estrada Cata Preta, 552 – Jardim Irene
Clínica da Família Jardim Cipreste – Rua Caminho dos Vianas, 300 – Jardim Cipreste
USF Jardim Santo André – Rua Sete, s/n° – Jardim Santo André
USF Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5.151 – Parque Miami
USF Recreio da Borda do Campo – Avenida Mico Leão Dourado, 2452 – RBC
US / USF Parque Andreense – Rua Ibertioga, s/nº – Parque Andreense
US / USF Paranapiacaba – Avenida Ford, s/nº – Paranapiacaba
Policlínica Parque das Nações – Praça Waldemar Soares, s/nº – Parque das Nações
Policlínica Vila Lucinda – Rua Caconde, s/nº – Jardim das Maravilhas
Clínica da Família Sylvia Augusta dos Santos (Cruzado) – Rua dos Vicentinos, 335 – Jardim Santo André
Clinica da Família Alzira Franco – Rua Asa Branca, s/nº – Jardim Alzira Franco | Drive-thru da vacina bivalente contra Covid-19
Todos os sábados e domingos, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento
Craisa | Avenida dos Estados, 2.195 – Santa Teresinha
Carrefour | Avenida Pedro Américo, 23 – Vila Humaitá
Ribeirão Pires
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (26), a imunização com a Pfizer Bivalente para pessoas com 50 anos ou mais. O município segue a recomendação do Estado de São Paulo, que orienta que iniciem de forma escalonada a vacinação com o imunizante. Atualmente, Ribeirão Pires vacinou mais de 10.301 pessoas com a dose de reforço bivalente
O imunizante bivalente é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as sub variantes da Ômicron. A cidade também está vacinando imunocomprometidos de 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, e pessoas com comorbidade de 12 a 59 anos.
Para a vacinação é necessário comparecer a uma das 10 unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munido de caderneta de vacinação, cartão SUS, documento de identidade e relatório médico para os imunocomprometidos.