Você já ouviu falar em Educação Corporativa? Uma das mais modernas formas de capacitar os profissionais de uma empresa, a OSSEL Assistência acaba de contratar o Prof Ives Alejandro Munoz, filósofo e cientista cognitivo, com estudos em sabedoria prática, felicidade, bem-estar e tomada de decisão para ministrar cursos de inovação no treinamento de profissionais do setor funerário.
O professor Ives e Vanderlei Roberto, o Lulinha, gerente operacional da OSSEL Assistência, participaram do Momento Grupo OSSEL Assistência, quadro semanal no ABC em OFF Podcast onde abordaram o tema.
“A educação corporativa melhora a produtividade, a criatividade, o ambiente, os resultados do profissional. Esses são dados comprovados por estudos”, comentou o professor.
O curso é dividido em oito módulos, com 300 horas de duração e o aborda temas essenciais para a formação dos agentes de luto, com conteúdo que passeia pela história das funerárias, a dos velórios, a da tanatologia, entre outros, até os detalhes dos processos de documentação, a psicologia do luto, comunicação assertiva com clientes, legislações pertinentes e conhecimentos da tanatopraxia. “A grandiosidade do projeto é cuidar do funcionário para que eles sejam e estejam melhores”, comenta Vanderlei Roberto.
O objetivo do curso é garantir que os profissionais estejam preparados para oferecer um serviço de alta qualidade, de forma íntegra e respeitosa, proporcionando uma experiência que alivie o sofrimento das famílias em momentos delicados. “O potencial da OSSEL é cuidar também dos que ficam”, afirma Vanderlei Roberto.
A criação do OSSEL Ensina representa um avanço significativo no setor funerário, já que esse curso é inédito no mercado, e muitos agentes de luto aprendem apenas na prática. Assim, a partir de agora, eles terão a oportunidade de formalizar esse conhecimento. “A vida pessoal e profissional se juntam e é preciso entender esse profissional”, comenta o professor Ives sobre a importância do curso.
O curso será inicialmente oferecido a 40 colaboradores da OSSEL Assistência, como parte de uma estratégia de evolução contínua da equipe. Em breve, a formação estará disponível também para outras empresas do ramo, com um conteúdo personalizado que incluirá aspectos institucionais e legislações específicas de cada localidade.
Atualmente, as aulas são presenciais, mas a OSSEL Assistência planeja oferecer também uma versão online, ampliando o acesso ao conhecimento e facilitando a formação de mais profissionais no setor.
Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Leandro Amaral, Andréa Brock e Anderson Afonso.