O Dia Nacional do Luto (19 de junho) está no calendário oficial desde 2021. A data serve para relembrar ou refletir sobre a morte de alguém que em vida teve papel fundamental em nossas vidas. O tema foi o destaque do “Momento Grupo OSSEL Assistência” dentro do ABC em OFF Podcast.
A Diretora Administrativa do Grupo OSSEL, Regina Diniz, e a psicanalista Joyce Feliciano falaram sobre a importância da data. De acordo com Regina, “o luto é um dos maiores acontecimentos vividos em vida”.
Conforme explicou Joyce, não existe um manual de instruções que ensine como lidar com a perda de um ente querido. “O luto é um processo e não um momento, e precisa ser vivido em todas as suas etapas”, afirma a psicoterapeuta.
Para ajudar um enlutado é preciso identificar as fases do processo do luto, lembrando que a duração do luto, assim como sua intensidade variam de pessoa para pessoa. “Não existe um padrão. Cada um vive de um jeito e num tempo. A dor da perda precisa ser sentida”, destaca a profissional.
A OSSEL Assistência mantém o projeto Mãos que acolhem, que busca ajudar as pessoas que estão vivendo o luto. Não é preciso ser cliente da OSSEL Assistência para participar. Com palestras, todas de conversa e experiências e ajuda de profissionais, o programa existe há quase três anos e já atendeu cerca de mais de 300 participantes.
O encontro é realizado na sede da OSSEL Assistência de São Caetano do Sul, que fica na avenida Goiás, 459, bairro Santo Antônio, em São Caetano. O Mãos que Acolhem funciona com uma parceria com o Instituto Lasso.
O ABC em OFF Podcast é apresentado sempre às quartas-feiras, a partir das 9h, nas redes sociais do ABC em OFF. Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Andréa Brock, Leandro Amaral e Anderson Afonso.