Nos anos 1950, quando ninguém falava em responsabilidade social ou ESG, a rede de varejo Coop já praticava vários destes princípios em prol do meio ambiente e das comunidades localizadas nas cidades onde possui unidade de negócio.
Como forma de padronizar a execução dessas iniciativas, a cooperativa criou uma plataforma de sustentabilidade – a Coop Faz Bem, dividida em quatro pilares, Coop Faz Bem pra Comunidade, Coop Faz Bem Pro Planeta, Coop Faz Bem Pra Educação e Coop Faz Bem Pra Você.
Em 2023, o pilar Coop Faz Bem Pro Planeta, que visa combater o desperdício, valorizar o consumo sustentável e saudável, além da boa gestão de resíduos e de águas e efluentes, colaborou para que 3 mil toneladas de resíduos fossem encaminhadas à reciclagem.
Já o pilar Coop Faz Bem pra Comunidade, que agrega os projetos contínuos e pontuais no entorno das lojas a fim de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, foi responsável pela doação de 1.038.195 kg de alimentos por meio dos bancos de alimentos municipais, Mesa Brasil e o negócio social Infineat.
A Coordenadora de Responsabilidade Social da COOP, Luciana Benteo, falou sobre o assunto no “ABC em OFF Podcast” desta semana.
O Coop Faz Bem Pra Você é o pilar que concentra os programas e ações relacionados à saúde e ao bem-estar dos cooperados, clientes, colaboradores e comunidades e suas iniciativas visam despertar a consciência sobre a importância dos exames de rotina, do diagnóstico precoce, da prática de atividade física e dos cuidados com o corpo e a saúde mental.
No ano passado, o número de atendimento individual foi 22% maior que em 2022, totalizando 34.446 atendimentos.
Durante a entrevista, Luciana Benteo também resgatou um pouco da história da Coop, chamando a atenção para uma data muito especial: os 70 anos, que serão completados em outubro.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 73 drogarias, além dos canais digitais.
Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
Veja a íntegra da conversa com os jornalistas Anderson Afonso, Andréa Brock e Leandro Amaral.