Um golpe que tem causado alerta para trabalhadores desempregados é de criminosos que se passam por grandes empresas e cobram pelo exame admissional.
Esse procedimento é de responsabilidade do empregador. Por isso, é importante ficar atento caso receba alguma solicitação desse tipo.
O ABC em OFF Podcast desta semana tratou do tema no quadro Conexão Jurídica.
Os advogados Clayton Casal e Adriana Filardi explicam como funciona o golpe e ressalta que o pagamento do exame é feito pela empresa.
Como funciona o golpe?
O trabalhador recebe uma mensagem via SMS em nome de portais de emprego já conhecidos, como o Infojobs, Vagas.com e Catho.
Nesse primeiro contato, é enviado um número de WhatsApp e uma falsa oportunidade de emprego. Para atrair candidatos, os golpistas usam nomes de empresas já consolidadas.
Ao entrar em contato com o suposto recrutador, as vítimas recebem informações sobre a tal “vaga” e ficam sabendo que estão “pré-aprovadas”, mesmo sem ter feito uma entrevista.
Além de pedir o envio de uma série de documentos, o golpista cobra o pagamento do exame admissional.
Clayton Casal e Adriana Filardi dão um exemplo de como o golpe ocorre.
O quadro Conexão Jurídica é veiculado às quartas -feiras, a partir das 9h, ao vivo, denro do ABC em OFF Podcast.
Os advogados Adriana Filardi e Clayton Casal conversam todas as semanas com os jornalistas Leandro Amaral, Andréa Brock e Anderson Afonso.
Veja a íntegra da edição desta semana.