O lamentável episódio envolvendo alunos da da Faculdade de Direito da PUC de São Paulo que gritaram “cotistas” e “pobres” para ofender estudantes da Faculdade de Direito da USP durante uma partida de handebol dos Jogos Jurídicos Estaduais realizados em Americana, no interior de São Paulo, foi tema do Conexão Jurídica da última semana.
O quadro semanal apresentado no ABC em OFF Podcast tem a participação da advogada Adriana Filardi, da Clayton Casal Advogados.
Representantes das duas universidades repudiaram os gritos, considerados racistas e aporofóbicos (preconceito contra pobres) e três alunos que participaram do ocorrido foram dispensados dos escritórios de advocacia em que atuavam como estagiários.
Adriana Filardi lamentou o ocorrido e, em tom de indignação, comentou: “Como que alunos de Direito, que devem prezar pela dignidade das pessoas, fazem isso?”, repudiou a advogada ao concordar com a decisão dos escritórios de afastarem de seus quadros os estudantes.
A advogada alertou que a justiça tem ficado atenta para questões de discriminação. “É considerado crime, inclusive, as empresas não contratarem profissionais por atos de discriminação”, salientou.
Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Andréa Brock e Anderson Afonso.
https://www.youtube.com/live/5MTAd4OXi0o?t=3546s