No último ABC em OFF Podcast de outubro, mês dedicado às crianças, Dr. Jairo Cartum, médico oncologista pediátrico, com mestrado e doutorado pela USP e professor responsável pela Oncologia Pediátrica do Centro Universitário FMABC e Roberta Bigucci, diretora da construtora MBigucci e fundadora do Projeto Social Big Riso, que leva a Risoterapia aos pacientes em tratamento do câncer nos hospitais e ambulatórios, trouxeram um tema de grande importância: a humanização no tratamento do câncer infanto-juvenil.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 7.930 casos novos de câncer infanto-juvenil por ano no Brasil até 2025.
A incidência é de 134,8 novos diagnósticos a cada 1 milhão de crianças e adolescentes brasileiras — dado que serve de alerta à comunidade médica.
Dr. Jairo explica que “desde que diagnóstico seja feito precocemente, a oncologia pediátrica tem altos índices de cura”
O médico orienta os pais a ficarem atentos aos sinais de possíveis sintomas nas crianças e alerta: “O linfoma da infância avança muito rápido. É preciso ficar atento a uma febre de mais de 10 dias, uma dor que piora rapidamente”.
Defensor da humanização no tratamento de crianças com oncologia, o médico salienta o trabalho do Big Riso.
Fundado há 20 anos por Roberta Bigucci, o projeto leva carinho e alegria para crianças com a doenças em hospitais. “O Big Riso quer que as crianças esqueçam que estão em tratamento”.
Dr. Jairo afirmou que uma a cada 600 crianças desenvolvem o câncer. E orienta. “Qualquer sinal ou sintoma procure um médico”
Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Andréa Brock e Anderson Afonso.
O ABC em OFF Podcast é apresentado às quartas-feiras, a partir das 9h, nas redes sociais do ABC em OFF.