A Prefeitura de Santo André firmou parceria com o Google para a oferta de serviços em comunidades por meio do uso de endereços digitais.
A iniciativa vai beneficiar moradores de núcleos que vivem em locais sem um endereço formal. Desta maneira, a parceria vai facilitar o acesso a serviços públicos e entrega de correspondências para a população das comunidades.
“Santo André é a primeira cidade do Brasil a firmar essa parceria de CEP digital com o Google, muito importante para comunidades que não têm endereço formalizado. Representa mais cidadania, não só para a questão de entregas, mas também em relação a segurança e atendimento de saúde. Essa iniciativa é mais uma referência que dá às pessoas pertencimento e dignidade de ter o seu endereço facilmente localizado. É o primeiro município do país que oficializa isso”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Leia mais:
– Monumento ao Trabalhador: Após polêmica, vereador retira projeto em Santo André
– Santo André entrega 330 óculos para alunos das escolas municipais
– PM prende dois homens em Santo André após alerta da Muralha Eletrônica
Os endereços digitais do Google, também chamados de Plus Codes, são criados utilizando dados de latitude e longitude. As informações então são convertidas em um código, que podem ser utilizados pelos moradores para fazer cadastros, receber correspondências, entre outros serviços. A expectativa é que aproximadamente 35 mil pessoas, que moram em 148 núcleos, sejam beneficiadas em Santo André.
O secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda, e o Superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ajan Marques de Oliveira, falaram sobre o assunto no “ABC em OFF News” desta terça-feira (28).
Veja a entrevista concedida aos jornalistas Anderson Afonso e Leandro Amaral.
A parceria da Prefeitura de Santo André com o Google faz parte da Política Municipal de Identificação de Localidades por Codificação, formalizada por meio de decreto do prefeito Paulo Serra publicado neste mês.
A criação do decreto, que regulamenta o reconhecimento dos endereços digitais para oferta de serviços públicos, é uma iniciativa inédita no país. O texto, portanto, formaliza que a Prefeitura aceitará os endereços digitais como localização oficial.
Os moradores que receberem os endereços digitais também ganharão posteriormente placas de identificação para colocar em suas residências.