A violência doméstica é uma triste realidade que atinge muitos lares brasileiros, deixando marcas profundas nas vítimas e em suas famílias. Segundo relatório da Rede de Observatórios da Segurança, uma mulher é agredida a cada quatro horas no país. Diante desse cenário, o deputado federal Marcelo Lima protocolou o Projeto de Lei 3764/2023, que propõe transporte gratuito às vítimas de violência.
O parlamentar falou sobre esse assinto em entrevista exclusiva ao “ABC em OFF News” desta quarta-feira (9), direto de Brasília. Também participou da conversa o advogado criminalista Paulo Alexandre Silva, da OAB-DF, que colaborou na elaboração do texto.
Leia mais:
– Marcelo Lima oficializa pedido de criação da comissão especial sobre fim da audiência de custódia
– Marcelo Lima quer Frente Parlamentar em Defesa do ABCDMRR até o fim de agosto
– Deputado federal Marcelo Lima protocola emenda para incluir PcDs em programa de combate à insegurança alimentar
O PL busca alterar a Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, para inclusão do transporte às vítimas de violência doméstica, seus dependentes e testemunhas até os órgãos de segurança pública e também os escritórios de advocacia. O parlamentar justifica que a dependência econômica da mulher é uma das principais causas dos relacionamentos abusivos.
Com a aprovação do projeto, o custo do deslocamento da vítima será do Estado. O PL ainda propõe que as concessionárias capacitem os seus funcionários, com treinamentos, para que sejam empáticos e humanizados.
O “ABC em OFF News” é transmitido de segunda a sexta-feira, às 19h, ao vivo, no Youtube e no Facebook.
Veja a entrevista concedida aos jornalistas Leandro Amaral, Andréa Brock e Anderson Afonso.