O ABC em OFF Entrevista de hoje fala sobre saúde mental com a psicóloga Lilian Tomita.
A psicóloga iniciou a conversa relembrando os tempos de pandemia, Lilian ressaltou que o período pandêmico foi um divisor de águas para a psicologia e para o cuidado da mente, sendo o ponto inicial de tratamento para muitas pessoas.
O fim do ano é um momento que a demanda emocional pode aumentar, as pessoas fazem balanço pessoal, se cobram por metas feitas e já projetam as metas do ano seguinte.
A psicóloga ainda falou sobre a situação do mundo no ano de 2025, ela classifica que estamos vivendo um momento de caos, com muitas guerras e crises.
O período das festas de fim de ano também podem gerar desconfortos para algumas pessoas, a psicóloga explica que existe uma pressão social para aproveitar e celebrar o final do ano, mas que esse momento também pode gerar incomodo para outras pessoas, podendo relembrar frustações ou perdas.
Lilian citou que estamos em um momento da humanidade, onde a psicologia é mais aceita pela população, muitas pessoas conseguiram abrir a mente para o tratamento e o assunto deixou de ser um tabu na sociedade. Porém, mesmo com os avanços, a maioria das pessoas ainda optam por procurar um psicólogo só quando estão com grandes problemas, em situações ruins, poucos procuram para prevenção.
O processo de procura de um profissional foi outro assunto abordado na entrevista, Lilian explicou as maneiras que você pode usar para encontrar o psicólogo mais adequado.
Confira abaixo a entrevista completa concedida ao jornalista Marcos Savoy.







