O empresário da construção civil, Júlio Diaz, fundador da Suporte Construtora, assumiu no primeiro dia do ano o comando da Associação dos Construtores e Incorporadores do ABC, a ACIGABC.
Ele esteve essa semana no ABC em OFF Entrevista para falar dos desafios de sua gestão frente à entidade, que representa todo o setor de construção, incorporação, administração e vendas de imóveis no ABC.
Para Júlio, o maior desafio de sua gestão será “aproximar a entidade das municipalidades e participar das leis de zoneamento dos municípios”. Júlio criticou algumas cidades da região que ainda não atualizaram seus planos diretores e suas leis de zoneamento.
“Queremos entender para onde as cidades querem ir e como pretendem se desenvolver. Temos feito ofícios com observações a fim de contribuir com as leis de zoneamento das cidades”, afirmou Júlio ao citar que Santo André, na região, tem sido a cidade com maior número de empreendimentos justamente por facilitar a tramitação de documentos para liberação dos trabalhos. “Hoje, a cada 10 empreendimentos feitos na região, 8 são em Santo André”, informou o presidente.
Júlio Diaz acredita que o setor precisa contribuir para diminuir o déficit habitacional nas cidades. “Precisamos discutir e apresentar propostas nas audiências públicas”, salientou. Segundo ele, o empresário da construção civil quer uma cidade boa, com qualidade de vida, desenvolvimento, mas é fundamental o governo apresentar suas prioridades para o setor se desenvolver de acordo com os anseios da municipalidade.
Júlio falou também da escassez da mão-de-obra no mercado. “Corremos o risco de em 5 anos não termos mais pedreiros e mestres de obras no mercado”.
Confira a íntegra da entrevista.