Bete Marques fala sobre iniciativa do diálogo dos curumins com o prefeito.
As oficinas de podcasts com os representantes dos grêmios curumins voltaram em Diadema.
Ao longo do mês de maio foram 36 turmas de estudantes do 3º ao 5º ano de 18 escolas que fizeram as oficinas formativas.
Na primeira fase, as crianças, entre 8 e 10 anos, participaram de formações para definição de temas e introdução à elaboração de roteiro.
Na segunda e última etapa foram gravados podcasts na Universidade Metodista de São Paulo.
Uma novidade é que, este ano, estudantes de graduação de Publicidade e Propaganda e de Rádio e TV da instituição fizeram uma espécie de “making of” com os bastidores das formações e gravações de algumas turmas, gerando um documentário do processo formativo. Veja o vídeo
A escolha do tema foi motivada pela sanção, pelo governo federal, em janeiro, da lei que inclui os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal, tornando a prática crime, e também por sugestão de várias diretoras de escolas.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Educação, 40% dos adolescentes em 2022 afirmaram já ter sofrido bullying. Em 2009, eram 30,9%.
Para Elisabete Marques, coordenadora do Núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação, há uma demanda pelo aprofundamento desse tema entre as crianças.
“Ao lado das formações sobre uso seguro da internet, promovidas pelo Núcleo Social da Secretaria, acredito que a discussão sobre bullying com os grêmios estimula o respeito às diferenças”, explica. Veja o vídeo
ABC em OFF Entrevista
O programa é transmitido ao vivo nas redes sociais do ABC em OFF.