Considerada uma das maiores instituições do país, o Instituto Mauá de Tecnologia tem focado suas ações em preparar os alunos para as demandas do mercado.
“O que o mundo novo nos pede é não focarmos no produto, mas sim na demanda. Eu não posso formar uma pessoa em que o mercado muda e ela fica perdida”, afirmou o reitor da instituição, José Carlos de Souza Júnior, durante entrevista ao ABC em OFF Educação nesta terça-feira (2).
Veja o vídeo.
Referência em Engenharia, a instituição mantém 16 cursos voltados para a área, além de TI, Administração, Design, Relações Institucionais e Inteligência Artificial e um universo composto por 2.500 alunos de graduação, 500 em pós-graduação e 400 profissionais voltados a atender a instituição.
De acordo com o reitor, a universidade tem buscado criar um ambiente de conexões a fim de atender o grande desafio que o mercado de trabalho tem proporcionado aos profissionais, não deixando de lado os princípios éticos que devem acompanhar esses profissionais.
“Se você não tiver valores éticos e uma moral bem definida, pode dar ruim”, brinca o professor ao citar que a inteligência artificial está inserida em todas as áreas de estudo da universidade. “A inteligência artificial e a tecnologia devem ser usadas para o bem”, salienta o reitor.
Veja o vídeo.
Com 120 laboratórios e um índice de 90% de empregabilidade, o Instituto Mauá de Tecnologia tem buscado romper com as tradições do passado em que o engenheiro formado deveria estar inserido somente em uma indústria.
“Você como engenheiro pode fazer diversas coisas para a sociedade e não só ficar preso a uma indústria”, salienta o reitor ao explicar que hoje o Instituto conta com 18 entidades e que busca ampliar cada vez mais a parceria com instituições como empresas, nacionais e internacionais, prefeituras e até terceiro setor.
Veja o vídeo.
Sobre a instituição
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT, fundado em 11 de dezembro de 1961, é uma entidade de direito privado – associação sem fins lucrativos – de utilidade pública, dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados que contribuam para o desenvolvimento do país. A Pós-Graduação da Mauá é referência nacional em Engenharia, além de oferecer também outros cursos nas áreas de Gestão, TI e Design.
Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Leandro Amaral e Anderson Afonso.