Os Planos de Educação Municipais do Grande ABC serão tema, na próxima semana, de um seminário promovido pelo Observatório de Políticas Educacionais do ABC, coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e pela Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento será realizado no campus de São Bernardo do Campo da instituição de ensino, de 30 de outubro (quarta-feira) a 1º de novembro (sexta-feira).
A participação no seminário é aberta a educadores, gestores educacionais, pesquisadores, estudantes, membros dos fóruns e dos movimentos sociais em defesa da educação pública e interessados em geral.
O objetivo do encontro é disseminar metodologias de monitoramento democrático das políticas educacionais em âmbito local. Por meio da realização de oficinas e de painéis de debates, serão discutidos os desafios já mapeados na área e as ações para os próximos anos, com ênfase nas questões relacionadas ao fortalecimento das experiências em nível local e regional.
A programação do seminário conta com a participação de Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e dirigente da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação; Adolfo Samuel de Oliveira, representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Selma Rocha, diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação; Denise Carreira, professora da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora em políticas educacionais; Adriana Dragone Silveira, coordenadora do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SIMCAQ) e dirigente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca); além de membros do Observatório e das instituições parceiras que comporão as mesas de debates e oficinas.
Planejamento da Educação
O Observatório de Políticas Educacionais do ABC é a primeira experiência desse tipo de âmbito regional no país. A iniciativa é desenvolvida com o apoio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPP/Fapesp) e sob a coordenação acadêmica de Salomão Ximenes, professor da UFABC.
A realização do seminário coincide com o fim do ciclo decenal inaugurado pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 (Lei n. 13.005/2014) e com a discussão sobre o novo PNE, cujas diretrizes foram aprovadas na Conferência Nacional de Educação deste ano.
O PNE 2014 – 2024 impulsionou a discussão e aprovação de planos decenais no âmbito dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. No Grande ABC, a articulação realizada pelo Consórcio ABC e pelo Fórum Regional de Educação, com o suporte das prefeituras municipais, dos fóruns de educação dos municípios, das universidades e dos movimentos sociais, levou à realização de uma Conferência Regional de Educação. O resultado desse trabalho é o Plano Regional de Educação do Grande ABC (2016 – 2026).
Serviço
Seminário: Planos de Educação: desafios ao monitoramento e à implementação no nível localDias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro
Local: Universidade Federal do ABC – Campus São Bernardo do Campo
Alameda da Universidade, s/n, Anchieta, Auditório A003, Bloco Beta.