Universidades, movimentos sociais e sindicais, sociedade civil, representantes do setor público e iniciativa privada se reuniram na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na última semana, para o encontro regional do projeto “ABC Para Onde Vamos?”. Na ocasião, foi debatido o futuro resiliente e sustentável da região através de um processo de escuta e articulação regional em torno de demandas territoriais.
Na abertura, participou o reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Prof. Leandro Prearo, o Presidente da Agência e secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, a vice-Reitora da UFABC (Universidade Federal do ABC), Mônica Schröder, a representante das Promotoras Legais Populares de Santo André, Malu Monteiro Canale e, de forma virtual, a secretária-executiva da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, Verena Hitner Barros.
Em seguida, o painel “A Agenda do desenvolvimento sustentável: soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local no Grande ABC” contou com a participação de Daniel Vaz (USCS) na coordenação e na apresentação do projeto entre as universidades, da Profª Marta Marcondes (USCS), que detalhou sobre a proteção de mananciais e represa Billings, de Ednilson Ferreira dos Santos (SEMASA), apresentando sobre a gestão dos resíduos Sólidos e as perspectivas para a região, de Clóvis Girardi (UFABC), no tema da mobilidade urbana e planejamento territorial e do Profº Luís Paulo Bresciani (DIEESE – FGV/SP), detalhando sobre Indústria, inovação e sustentabilidade.
O painel serviu para subsidiar as pessoas presentes para as mesas de debate, que ocorreram na sequência. Divididos em grupos, os participantes debateram cada tema apresentado, tornando possível o processo de escuta e formulando as demandas que serão apresentadas no relatório final do projeto, que tem duração prevista até julho de 2026 e ocorre de forma simultânea no Brasil, Guatemala e Colômbia.
O reitor da USCS, Prof. Leandro Prearo destacou a participação dos diversos atores no debate. “Os grandes projetos se consolidam quando a gente tem universidade, setor privado, terceiro setor, setor público, comunidade, movimento sindical. Quando todos se unem em prol de um objetivo, as coisas caminham”, comentou Prearo.
O presidente da Agência e secretário-executivo do Consórcio, Aroaldo da Silva, relatou sobre a necessidade da participação das pessoas na construção do projeto. “Quando pensamos todas essas transições que vivemos, precisamos incluir as pessoas, ou estamos fora do futuro do planeta. Como serão os impactos de todas as transformações energéticas, ambientais e tecnológicas na vida das pessoas, e como os diversos atores precisam agir e convergir, é isso que estamos pensando hoje”, comentou Silva.
Também foi realizada a assinatura de termo de cooperação entre a Agência GABC, Consórcio ABC, USCS e projeto internacional “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, assim como uma apresentação final dos grupos com as principais demandas, propostas e encaminhamentos.
Além da USCS, realizam o projeto a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – (FLACSO/sede em Guatemala) e a Universidad Metropolitana (Colômbia), com financiamento da Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC) e apoio da Agência GABC, Consórcio ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.