O pré-candidato a prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), adiou a convenção do partido que estava marcada para esta quarta (31).
Agora, a deliberação sobre a chapa majoritária e de vereadores ocorrerá no domingo (4), às 11h, na Câmara de Santo André.
Segundo informou a assessoria de Zacarias, o estatuto do PL estabelece a comunicação do edital com “antecedência mínima de 5 dias”.
Ainda segundo o entorno de Zacarias, a mudança se deve à agenda de Valdemar da Costa Neto. O presidente nacional do PL poderá vir no domingo porque estará na região na convenção de Tite Campanella (PL) em São Caetano.
Novela
O adiamento é mais um capítulo de desgaste que tem marcado, nos últimos dias, a reta final da pré-campanha de Zacarias.
No dia 20, ele marcou presença na reinauguração do Cine Lyra em Paranapiacaba, o que é proibido pela legislação eleitoral e colocou em risco de impugnação a candidatura.
Sobre o assunto, ele disse que está “tranquilo”, pois o jurídico explicou que ele “não usou o microfone e não participou efetivamente”. Vale ressaltar que a lei cita “comparecer”.
No último domingo (28), a declaração do presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, de que Zacarias está em diálogo com Paulo Serra em busca de “entendimento” caiu como uma “bomba” e ampliou a dúvida sobre a sequência da candidatura.
Zacarias disse, na manhã de segunda (29), que havia conversado com Valdemar e a pré-candidatura estava mantida.
Esvaziado
Ainda nesta segunda (29), Zacarias chamou nas redes sociais uma agenda “intitulada” Encontro da Direita com a imagem de Bolsonaro, Michele e Tarcísio. Mas nenhum destes nomes havia projetado presença na agenda. O evento ficou com público abaixo do previsto.