A 25ª Expo de Transportes do ABCD registrou um novo recorde de público, atraindo cerca de 90 mil visitantes ao Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo.
O evento também atingiu um novo patamar de negócios e movimentou, aproximadamente R$ 600 milhões.
Promovida pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), realizada e organizada pela Conexão Eventos, a feira destacou-se pela exposição de caminhões de última geração e pelo clima de confraternização.
As principais marcas levaram à feira caminhões com tecnologia de ponta em eficiência, segurança e conectividade.
No total, foram exibidos modelos a diesel e elétricos.
A Volvo, por exemplo, apresentou o FH Aero, com pacote aerodinâmico que reduz o consumo de combustível, enquanto a Iveco mostrou o S-Way 6×2, equipado com conectividade avançada para monitoramento remoto e pacote ADAS de assistência à condução.
Já a Mercedes-Benz trouxe os robustos Axor 2038 e Actros 2045/2548, com câmbio automatizado, suspensão pneumática e cabines de alto conforto.
Também marcaram presença o XF FTS 530 e o CF FT 430 da DAF, com motor Euro 6 de até 530 cv, transmissão automatizada e sistemas de segurança avançados, além de cabines de alto padrão.
A Volkswagen apresentou os modelos Meteor 28.480 e Constellation 25.480, que contam com o sistema Predictive Shifting, baseado em GPS.
A Scania levou os modelos GH 370 e RH 450, com câmbio Opticruise, suspensão pneumática, ampla conectividade e cabines projetadas para oferecer mais conforto ao motorista.
Uma das tecnologias apresentadas foi a videotelemática, câmeras integradas a dados de telemetria, que vêm ajudando a reduzir riscos de acidentes e a fornecer evidências para prevenir fraudes e crimes.
Além da exposição de caminhões, a feira apresentou serviços especializados, como soluções de seguros voltadas ao transporte.
As crianças também tiveram vez: o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) ofereceu atividades lúdicas de educação financeira, enquanto o LNA Centro Neurológico Terapêutico Interdisciplinar, proporcionou experiências sensoriais, musicoterapia e exposições educativas no Espaço Kids.
No Pavilhão A, colecionadores de carros antigos puderam conferir a Volkswagen Kombi Furgão 1985 e Fusca, que operou na extinta Telesp entre 1973 e 1998.
Também no espaço, a Sany, estreante na feira, apresentou três caminhões elétricos, reforçando a diversidade de tecnologias em exibição.
Ao todo, 23 expositores marcaram presença na feira: Cofipe (Iveco); Cooperceg; Via Trucks (DAF); Dambroz; Comercial De Nigris (Mercedes-Benz); Gallangher; Grupo Sada; Grupo Vigorito; Jurídica Corretora de Seguros; Lemak; Pneus Tep; Sany; Codema (Scania); Sicoob Credceg; Sim Lubrificantes; Suspentech; Tegma; Tesla; Transauto; Transmoreno; Trucks Control; Nors (Volvo) e Volkswagen Caminhões e Ônibus.